Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Gaza: Os horrores de uma guerra


Os livros e filmes contam inúmeras histórias de sofrimento humano que são importantes para refletirmos sobre os horrores da guerra. Mas por mais que vejamos obras desta natureza, ainda é possível nos surpreendermos com diferentes tipos de abusos, que vão além daqueles causados ao ser humano.

É um chavão dizer que a história humana foi moldada pela guerra. Mas essa afirmação também é precisa.

Desde que o homem foi capaz de escrever,  relatos sobre as glórias das batalhas foram imortalizadas. 

Foto: Reprodução

Guerras são travadas desde sempre pelos mais variados motivos: escassez de recursos, controle sobre áreas produtivas, comércio, fronteiras, ideologia, religião e, segundo Homero, até mesmo por causa de uma mulher.

Muitas vezes nem sequer conseguimos entender direito o porque dos conflitos e justificativas abstratas como “equilíbrio de poder” e “luta pela liberdade” são empregadas como se explicassem tudo. 

Mas por mais que seja difícil entender o que faz as pessoas matarem umas às outras, o fato que isso vem ocorrendo sempre, em todas as culturas e em todos os lugares do mundo.

Atualmente a imprensa mundial relata guerras brutais travadas entre países do oriente médio. 

Na última delas, os bombardeios na faixa Gaza abatem a moral e a essência humana, matando e mutilando não só soldados, mas também vítimas inocentes e indefesas.

Não importa quem provoca a guerra, mas sim o porque dessa imbecilidade e nenhuma guerra poderá ser classificada como “santa”.




Postar um comentário

0 Comentários