Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

FEIRA DA CIDADANIA REGISTRA MAIS DE 2,7 MIL ATENDIMENTOS NA SAÚDE

FEIRA DA CIDADANIA REGISTRA MAIS DE 2,7 MIL ATENDIMENTOS NA SAÚDE  
Atendimentos em saúde contemplaram 2.765 pessoas somente no primeiro dia da Feira da Cidadania, que misturou atividades cívicas, culturais, artísticas, esportivas, culinária regional, feira de produtos orgânicos, atividades recreativas para todas as idades, brinquedos para crianças e prestação de serviços de várias secretarias municipais, nesta sexta-feira (12/05), para comemorar os 29 anos de emancipação de Eunápolis.

Os serviços oferecidos pela secretaria municipal de Saúde vão continuar até o dia 17 de maio, na Praça da Bandeira, com uma grande infraestrutura que contempla três unidades móveis para atendimento odontológico, oftalmológico e mamografia, além de tendas com aferição de pressão arterial, testes rápidos de sífilis, hepatite, glicemia, cartão SUS, vacinação e orientações para prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Para isso, técnicos e especialistas da secretaria de Saúde se revezam no atendimento à população, além das equipes do governo do estado, por meio do programa Saúde sem Fronteiras. Os atendimentos que não apresentam resolutividade imediata estão sendo encaminhados para clínicas especializadas que complementam a rede de atenção do SUS, como informou a superintendente de Regulação (Sisreg), Carol Fonseca.

SERVIÇOS DE SAÚDE
Somente nesta sexta-feira foram consolidados 2.765 atendimentos distribuídos em várias especialidades. Foram 287 testes de sífilis com 20 casos positivos e já encaminhados ao laboratório municipal; 287 testes de hepatite B e 287 testes de Hepatite C, sendo 08 positivos e já encaminhados para o SAE/CTA. Foram aplicadas 170 doses de vacina contra Influenza (gripe) e 70 imunizações contra febre amarela.

Nas tendas da rede de atenção básica, 800 pessoas fizeram testes de glicemia, para medir a taxa de açúcar no sangue, e 522 aferiram a pressão arterial. A tenda do cartão SUS atendeu 200 pessoas, buscando atualização de cadastro. Além disso, a tenda do Centro de Controle de Zoonoses realizou 16 doações de cães e nove de gatos.

UNIDADES MÓVEIS
Em três unidades móveis do programa Saúde sem Fronteiras, foram feitas 46 mamografias e 100 pessoas passaram pelos sete consultórios odontológicos. Quanto aos atendimentos oftalmológicos, 171 pessoas procuraram o especialista nesta sexta-feira, sendo que 71 pacientes tiveram resolução imediata e as outras 100 pessoas foram encaminhadas para atendimento na clínica Day Horc nos dias 19 e 20 de maio.

Segundo a enfermeira Carol Fonseca, o município tem uma demanda de 912 pacientes cadastrados para o atendimento com oftalmologista. A secretaria de Saúde espera atender todos eles até o dia 17 de maio.

POSTO DE SAÚDE
Ao visitar a tenda de odontologia, o prefeito Robério Oliveira disse que o município comemora 29 anos em momento positivo. “A qualidade de vida em Eunápolis vem melhorando progressivamente, tanto na zona urbana, quanto em seus distritos e zona rural. Agora mesmo estou saindo deste evento para inaugurar uma Unidade Básica de Saúde na zona rural, com o padrão de qualidade do SUS em qualquer parte do Brasil”.  (Por Ascom/Saúde)

Postar um comentário

0 Comentários