CIDADÃO CORAGEM: UM PROTESTO SOLITÁRIO

CIDADÃO CORAGEM – O PROTESTO SOLITÁRIO



Uma cena inusitada ocorreu quando da votação das contas de Robério. Um cidadão se sobressaiu entre todos ao protestar isoladamente com seus cartazes contra as atitudes inglórias de nossos vereadores quando votaram e disseram sim às contas referente ao exercício 2012.



O site bocão 64 foi atrás do cidadão. O nome do mesmo é Carlos Alberto, conhecido na cidade como Carlão, ex-bancário, atualmente no ramo de segurança eletrônica.

Depois de insistir, ele resolveu aceitar que suas palavras fossem transcritas no site:


BOCÃO: Você tem pretensão política ?

CARLÃO: Então todas as pessoas que estão manifestando pelo país tem pretensão política? Não, não tenho e nunca terei. 


BOCÃO: Por que ?

CARLÃO: Primeiro por não ter aptidão. Política infelizmente é um jogo sujo. Com raríssimas exceções, para alguém se eleger a algum cargo público, é preciso aliciar as classes sem visão, com aquela famosa visita acompanhada de cédulas de R$ 50 e R$ 100, com a promessa abstrata de que haverá o retorno a cada mês, se eleito for, com mais cédulas durante o exercício do mandato. Se o dinheiro for do candidato, vai querer tê-lo de volta de alguma forma. Se o dinheiro de campanha for bancado por algum político, vai virar fantoche por todo o mandato, com as ações voltadas às ordens de quem o bancou, mesmo que isso represente gerir à falta de ética, deixar os anseios da população em último plano. Estas duas formas, dominam a atual Câmara de Vereadores de Eunápolis. É um sistema sujo, totalmente errado. É como Lourenço, irmão de Robério me disse: a bandidagem vai até onde o povo deixar. E concordo plenamente. 



BOCÃO: o que o levou a tomar aquela atitude ?

CARLÃO: No início de 2013 a aparência da cidade era realmente de melhoria. Isso é inegável. Mas é como você abrir uma melancia, ela pode estar boa ou ruim. É como pegar um morador de rua, dar um banho, aparar a barba e colocar uma roupa nova. Por fora, ficou bom, por dentro ele pode estar totalmente enfermo. Esta foi a visão que comecei e ter da nossa cidade. 

Neste ano, recebi uma ligação avisando de que alguém de minha família estava hospitalizado no Hospital Regional. Ao chegar lá, vi que muita coisa estava errada. E as críticas da população naquela época eram somente em direção ao Lula. Sabemos que é uma coisa a nível nacional, mas o dinheiro vem, pode não ser suficiente, mas se bem gerido, sem desvios ou roubos, dá pra fazer mais e melhor. Então você faz uma conta simples, multiplica por 12 meses e o resultado por 8. Chega numa conclusão lastimável de gestão fraudulenta e enganadora.. 

Aí você caminha por outros setores e chega à pergunta básica: onde a cidade avançou em oito anos de mandato do ex-prefeito Robério Oliveira? Você vê a saúde e educação em estado de sucateamento. Nenhuma fábrica, nenhuma indústria e não é por que elas não quiseram vir para cá. Nada novo, a não ser asfalto de péssima qualidade, como se pode observar o estado atual das nossas ruas. 

O que na verdade houve de avanço? O povo pede saúde e educação, mas só enxerga asfaltamento e idolatra festas juninas. 

Por fim, você vê um parente seu em estado grave em um hospital sem melhores recursos em razão de administração fraudulenta, você se revolta. 

A Câmara Municipal teve assim como outras vezes, a chance de banir e punir o principal culpado. Ela nos envergonha. Vi e ouvi naquele dia o vereador “Galego do Regional” reclamar da atual administração sobre a proibição de adentrarem no Hospital Regional, não sei a razão, mas creio que a principal seja de evitar a demagogia com fins exclusivamente eleitoreiros e é por isso que reclama e sendo assim eu também proibiria. 

BOCÃO: Não teve medo?

CARLÃO: Medo, por que medo? Quem mantém a Câmara? Quem paga os salários dos Vereadores?

O que a população precisa entender é que eles, os Vereadores e prefeitos, antes de autoridades, são funcionários públicos ou seja, são funcionários da população. E assim sendo, são pagos por nós para que nos representem. É direito da população cobrar e eles tem o dever e a obrigação de agir com ética. 

É isso o que todos pregam quando candidatos. Eu já sabia do resultado, assim como toda a população. A cidade é pequena, existe o amigo do amigo, que é amigo do meu amigo e assim por diante. Até por isso ficamos sabendo da maioria da maracutaias em oito anos da gestão anterior. Levei três cartazes, e um deles gostaria de nunca tê-lo mostrado. Mas dentro do jogo sujo que estava marcado, o final todos já sabiam: a absolvição de um corrupto para continuar sua obra. 

BOCÃO: Mas só havia você!

CARLÃO: Engano seu, havia outros sim, cheguei a oferecer um dos cartazes, porém não quiseram mostrar a cara. Até entendo, na forma como o sistema se apresenta, ficam com receio de represálias. Aqueles lá estavam a favor da continuidade da corrupção, dava pra ver claramente que eram pessoas que de forma ou outra tiraram ou tiram proveito da sua gestão aqui e em Porto Seguro. Além da quase totalidade da imprensa local e de Porto Seguro, comprados a favor da sua gestão. 

Na manifestação ocorrida na nossa cidade em 2013 convidei muitas pessoas, todos concordavam da manifestação, mas a maioria não compareceu dizendo temer represálias comerciais ou sociais. E se isto ocorrer com relação à minha pessoa, tenha certeza de que levantarei outros cartazes, isoladamente pelas ruas da cidade. 

De qualquer forma de nada adianta essas movimentações pelas ruas centrais onde está a maioria dos que mamam nas tetas da prefeitura se é na periferia onde acontece o comércio da venda e compra de votos. 

BOCÃO: Dilma ou Aécio?

CARLÃO: Gostaria que fosse o Cristóvão Buarque, mas entre Dilma e Aécio, ainda tenho minhas dúvidas se prefiro um PT burro ou um PSDB diplomado.

BOCÃO: Como assim ?

CARLÃO: O pt faz o errado onde há escutas e vídeos. O PSDB faz o errado na “surdina”, com a vantagem esmagadora da mídia a seu favor. Fica a ilusão de que o PSDB é melhor ou mais sério, quando na verdade quem conhece um pouco da história política, sabe que o governo do PSDB foi e é tão corrupto quanto o governo do PT.



BOCÃO: O que está achando da atual administração de Eunápolis?

CARLÃO: Não posso falar muita coisa. Ouço dizer que o atual prefeito Neto Guerrieri não é carismático e isto é veiculado na impressa, talvez por não terem o financiamento que tinham na gestão anterior, mas o que importa são resultados. 

Segundo algumas pessoas afirmam, estão com a administração voltada para o melhoramento da saúde e da educação, e que na saúde somente neste atual mandato já fizeram mais que nos oito anos da gestão anterior, mas não posso afirmar. Se for verdade é bom para a população. 

Espero que da próxima vez que necessitar dos serviços do hospital regional, seja recebido por pessoas educadas, simpáticas e que seja atendido por assistentes sociais antes mesmo de adentrar na recepção. 

Não sei se ainda é assim, mas não é correto o mesmo local de espera, onde há crianças inclusive, seja o local de trânsito de macas com pessoas até mesmo em óbito.

    
(CLIQUE NAS FOTOS PARA VER EM SEQUÊNCIA E TAMANHO ORIGINAL)


Aviso do Bocão 64

Caro internauta: A sua opinião sobre esta matéria é muito importante, mas os comentários que você postar nesta página, são de sua exclusiva responsabilidade e não representam a opinião do site. Rode o mouse para baixo, participe, comente e divirta-se.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.