Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

SAÚDE - CUIDO DO SEU SISTEMA DIGESTIVO

SAÚDE
CUIDE BEM DO SEU SISTEMA DIGESTIVO

Você é do tipo que quando tem um probleminha de saúde, recorre à chás caseiros e não procura buscar a fundo o motivo e solução para o seu problema? Infelizmente muita gente pensa assim e diz que remédio do mato é melhor que as técnicas medicinais corretas.

O começo de tudo foi exatamente assim, com nossos ancestrais buscando a cura de seus males com chás de raízes ou folhas de plantas que, ao longo dos anos, se tornaram conhecidas pelo seu poder de cura ou de alívio para alguns problemas de saúde, mas precisamos nos conscientizar que a evolução da medicina nos proporciona a chance de uma vida mais longa, então, o melhor que devemos fazer é nos cuidar, prestando atenção às alterações de nosso corpo. Se você sente algo de estranho acontecendo, procure imediatamente um médico. Algumas doenças,  perigosas ou não, podem ser facilmente curadas se detectadas no início.

Uma alimentação saudável e balanceada costuma resultar numa vida longa e livre de alguns males. Infelizmente algumas pessoas pensam que se alimentar bem significa comer muito, mas é exatamente o contrário. Escolha bem seus alimentos. Prefira carnes menos gordurosas e leites desnatados.  Evite gordura animal, farinhas e pimentas.  Não exagere nos temperos. Introduza na sua dieta uma boa proporção de frutas e verduras. Muitas verduras são mais aproveitadas se ingeridas cruas ou semi-cozidas. Você já experimentou abobrinha ou cenoura crua e ralada?

Um motor só funciona bem se for regularmente revisado. O combustível do nosso motor é uma alimentação saudável que é processada por órgãos importantes que precisam estar sempre bem revisados e em bom funcionamento.

Uma pessoa que passa mal com tudo que come,  barriga em constante sensação de cheia, se come pimenta ou uma comida rica em temperos e logo em seguida tem diarreia, está claramente com a  SÍNDROME DE COLON IRRITÁVEL, uma doença que pode ser grave se não tratada a tempo e que muitas vezes se torna necessária uma intervenção cirúrgica para retirada de possíveis tumores ou até mesmo retirada parcial ou total do intestino.

Nesse caso, a solução é a realização de uma COLONOSCOPIA, um exame que dará o diagnóstico real da situação.



A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior de todo o cólon. O instrumento utilizado é um tubo flexível com cerca de um metro de comprimento e um centímetro de diâmetro.  Na extremidade desse tubo existe uma mini câmera de TV, que transmite para um monitor colorido, as imagens do interior do cólon e do íleo-terminal (parte final do intestino fino). Essas imagens são fotografadas em uma impressora a laser e são gravadas em equipamento próprio.



Intestino limpo
Um dia antes do exame é necessário tomar um laxante específico para limpar completamente o o estômago e intestino e fazer um regime só de líquidos. Na madrugada do dia do exame, o paciente toma um medicamento misturado a um litro de suco de laranja. No momento do exame, o paciente é sedado e o médico introduz pelo ânus  o tubo explicado acima. Logo depois o paciente é levado para uma outra sala onde permanece dormindo até passar o efeito do sedativo. Logo em seguida é liberado para suas atividades normais. Vale salientar que o exame deve ser feito por um profissional médico especializado auxiliado por uma enfermeira bem treinada.




Cuide-se. Dores abdominais, sensação de queimação, "peso" no intestino, diarreias constantes, sangue nas fezes são sintomas que precisam de avaliação médica.


Postar um comentário

0 Comentários