Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

INCRÍVEL: TUMOR DE 40 KG DENTRO DO OVÁRIO

BRASILEIRA, COM IMENSA EXPANSÃO NA BARRIGA, NÃO SABIA QUE CARREGAVA TUMOR DE 40 KG DENTRO DO OVÁRIO



Uma mulher que se queixava de uma expansão muito rápida de sua barriga ficou surpresa ao descobrir uma causa incomum para isso: um tumor de 40 kg, cheio de muco, crescia dentro do seu ovário.

A mulher brasileira de 57 anos notou que sua barriga cresceu muito ao longo de um ano, mas que não sentia uma sensação de peso na barriga, e sua respiração começou a ficar mais rápida do que o normal.

Cistos no ovário são conhecidos como cistoadenomas mucinosos e são bastante comuns. Na maioria das vezes, atacam mulheres com idades entre 30 e 50 anos, afirma o Dr. Jonathan Herman, um cirurgião obstetra em Long Island Jewish Medical Center, em Nova York, EUA.

Apesar de alguns cistos serem cancerosos, a maioria é benigna. Quando não-cancerosos, por vezes, os tumores são muito pequenos e desaparecem por conta própria sem nenhum tratamento. Os principais sintomas são a sensação de inchaço, ou que as calças e saias não se encaixam bem, aparentando um ganho de peso. Entretanto, cistos maiores podem exercer pressão sobre a bexiga, tornando a situação um pouco mais desconfortável.

Porém, um cisto vai crescer até encontrar resistência na parede abdominal, disse Herman. “O muco é muito pesado e, por isso, eles crescem tanto".

A mulher teve seu primeiro contato com os médicos sobre o aumento de sua barriga em 2003. Nessa época, a circunferência de sua barriga tinha 132 cm. Um ultra-som de seu estômago revelou uma enorme massa cheia de muco. O tumor era tão grande que tinha empurrado seu útero para o lado, esmagado todo o conteúdo abdominal e estendeu-se por todo o caminho até seu diafragma.

Quando os médicos começaram a operá-la para remover a massa, eles descobriram que era um tumor de dimensões 42 cm x 40 cm x 28 cm, cheio de muco que pesava tanto quanto uma mulher de pequena estatura, 40 kg.

O tumor tinha alguns sinais de câncer em estágio inicial, então a mulher teve de passar por vários ciclos de quimioterapia. Cirurgiões também removeram parte de suas trompas, útero e linfonodos.

Dez anos depois, a paciente se recuperou muito bem e não tem mais sintomas.

Embora seja incomum essas massas crescerem tanto, Herman disse que tem visto casos semelhantes. Certa vez, ele operou uma jovem cujo cisto no ovário alcançava 11 kg.

As mulheres podem não se atentar aos sintomas de cistos ovarianos, porque elas pensam que o aumento das medidas do corpo é apenas um aumento de peso, disse ele.

Postar um comentário

0 Comentários