Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

MENSALEIROS JÁ PODEM TRABALHAR FORA DA CADEIA

MENSALEIROS DETIDOS EM REGIME SEMIABERTO PODEM TRABALHAR FORA DA CADEIA, DECIDE STF

Ministros derrubam exigência de cumprimento mínimo de pena



O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou, nesta quarta-feira (25), o trabalho externo para condenados no processo do mensalão que estão presos em regime semiaberto, sem a exigência do cumprimento de um sexto da pena.

A decisão do Supremo beneficia, entre outros condenados, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-ministro José Dirceu, condenados no processo do mensalão que receberam propostas de trabalho externo e estão em regime semiaberto.

Além deles, os condenados Romeu Queiroz e Rogério Tolentino também serão beneficiados com o entendimento do Supremo. No entanto, os quatro terão os casos analisados individualmente pelo plenário da Corte.​

Somente o decano da Corte, ministro Celso de Mello, votou contra o entendimento de Barroso e a favor de seguir à risca a legislação de execuções penais. O ministro Joaquim Barbosa não participou da sessão desta quarta-feira.

Sistema carcerário:

A decisão contraria o entendimento do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, que cassou o direito de trabalhar dos condenados no mensalão. O ministro alegou que eles não haviam cumprido a exigência mínima da pena, como estabelece a Lei de Execuções Penais, e por isso revogou a autorização de trabalho externo.

Os advogados recorreram ao plenário, mas Barbosa renunciou à relatoria do processo na semana passada, antes de trazer os casos para julgamento dos ministros.

O novo ministro relator do mensalão, Roberto Barroso, assumiu o caso e votou a favor do trabalho externo para os presos em regime semiaberto, independentemente do tempo de pena cumprido. Segundo ele, há 15 anos o STJ (Superior Tribunal de Justiça) sedimentou essa jurisprudência e mudar esse entendimento prejudicaria o sistema prisional.

— A negação do direto ao trabalho externo para reintroduzir o cumprimento de um sexto da pena vai de encontro frontalmente às circunstâncias do sistema carcerário brasileiro nos dias de hoje.

Barroso afirmou que o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo e, mesmo assim, há um déficit de 210 mil vagas nos presídios. Para ele, exigir o cumprimento de um sexto da pena para os condenados, antes de autorizar o trabalho, vai contribuir para a superlotação das cadeias e reduzir as chances de ressocialização dos presos.

O novo relator do processo do mensalão foi acompanhado pela maioria dos ministros. Luiz Fux ponderou que, mesmo com o entendimento do STJ, a jurisprudência do STF exige o cumprimento de um sexto da pena. No entanto, reconhece que não presídios de regime semiaberto suficientes para fazer cumprir a lei.

— Quando nós tivermos uma realidade ideal, será preciso fazer cumprir essa jurisprudência do STF. 

Fonte:
http://noticias.r7.com/brasil/mensaleiros-detidos-em-regime-semiaberto-podem-trabalhar-fora-da-cadeia-decide-stf-25062014

Postar um comentário

0 Comentários