Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

MILHARES DE PESSOAS CAEM EM GOLPE DE FALSO EMPREGO POR MENSAGEM VIA REDE SOCIAL

QUANDO RECEBER UM LINK DE OFERTA DE EMPREGO, PENSE BEM ANTES DE CLICAR  
Um novo golpe está sendo divulgado por usuários do aplicativo (app) WhatsApp no Brasil. A mensagem convida para participar de um processo seletivo de uma empresa tal, com salários chamativos. O último golpe usou a marca Carrefour e, em menos de 24 hs, mais de 200 mil pessoas foram enganadas.

O link criado por hackers informa que uma empresa está contratando profissionais com urgência, sem necessidade de experiência e para início imediato. Quando o usuário clica, é levado a responder perguntas e solicitado a compartilhar a oportunidade com 15 amigos via app. Segundo a PSafe, é dessa forma que o golpe consegue se espalhar tão rapidamente, porque as pessoas recebem a mensagem de amigos e familiares.

Após o compartilhamento, o usuário é levado a se cadastrar em serviços de SMS pago --que efetuam cobranças indevidas-- ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários alegando que conseguiram a vaga de emprego, com o intuito de validar o golpe, como, por exemplo, "Estou contratada, graças a Deus", "Gente, vou começar a trabalhar amanhã" e "Juro que pensei que era mentira, mas não é".

Em nota, o Carrefour confirmou que a informação sobre vagas de emprego que circula no WhatsApp é falsa. "A empresa recomenda que os usuários ignorem e deletem a mensagem, que pode conter vírus."
Para não se tornar uma vítima de hackers, é necessário que os usuários consultem sempre páginas oficiais de empresas para se certificarem que se trata de uma oportunidade verídica.

"Os cibercriminosos tendem a desenvolver golpes que, supostamente, atenderiam às necessidades de uma grande parcela da população e ainda utilizam o nome de marcas reconhecidas para trazer credibilidade", diz o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni.

Outra reação a ser tomada é desconfiar de promoções exageradas que chegam por mensagens e checar sempre a veracidade ao entrar em contato com a empresa.

Além disso, instale um software de segurança com a função 'antiphishing', que percebe e filtra os golpes que usam "iscas" para enganar o usuário. Caso o usuário tenha caído no golpe, entre em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago.

O Carrefour divulgou uma nota a respeito do golpe:
"A rede esclarece que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais e no WhatsApp é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem e deletem a mensagem, que pode conter vírus. Reforça ainda que somente divulga informações sobre processos seletivos e vagas por meio do seu portal, perfil oficial no LinkedIn, além dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum.com e InfoJobs."






Postar um comentário

0 Comentários