Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Construção da cidadania e melhoria de educação na escola pública é tema de debate

O Pacto de Responsabilidade Pedagógica e Social pela Aprendizagem do Aluno, lançado em maio de 2015 como instrumento de política pública para educação em Eunápolis, foi discutido na reunião na noite da última quinta-feira (09/08) no Espaço Damázio, pelo grupo cidadania denominado Corrente do Bem. O Pacto pela Educação baseia-se em alguns eixos como: a formação continuada de professores; utilização de materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; gestão, controle social e mobilização.


O pacto tornou-se lei de número 984/2015, depois de ser aprovado pela Câmara de Vereadores, mas deixou de ser cumprido na atual gestão. De acordo com a educadora Adail Brito, ex-secretária da pasta da Educação do município na época da implantação da lei, a sua aplicação prevê um período de 10 anos. (2015-2025).

“Nesse prazo, o estudante que ingressava na rede completava o ensino fundamental de nove anos, passando para o ensino médio. Também nesse período o aluno era assistido pelo sistema até conquistar sua cidadania, além de garantir a melhoria dos índices de aprendizado nas escolas municipais”.

Legado da gestão
Um dos construtores do ‘Pacto’, professor Anselmo Barcelona Lima, também destacou “o grande legado que a administração de Neto Guerrieri (2013-2016) deixou para o município ao subscrever a lei”. Ele disse que esperava que a gestão subsequente percebesse a importância de se unir pela educação.

“É possível transformar quando todos se juntam em um só objetivo”, disse o educador Anselmo Lima.

O vereador Jurandi Leite, que também participou da reunião, se comprometeu a fazer um pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores em defesa do cumprimento da lei, no entanto, o parlamentar denunciou que o atual prefeito da cidade “não está cumprindo a maior parte das leis que norteiam a administração pública e é investigado em operações da Polícia Federal e ações do Ministério Público Federal e Controladoria Geral da República.”

Solidariedade
O grupo Corrente do Bem se reúne todas as quintas-feiras, das 19 às 21 horas, no Espaço Damázio, que fica no bairro Edgard Trancoso, em Eunápolis, para discutir políticas públicas na cidade e propor sugestões aos gestores que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população.

O Pacto da Educação consiste em conjunto de ações integradas de programas curriculares e pedagógicos “contando com o envolvimento da família do educando e da própria sociedade, contemplando, inclusive, os princípios da lei de diretrizes e bases da educação que aponta para um dever da família e do estado”.  (Por: Rose Marie / Fotos –Divulgação)

Postar um comentário

0 Comentários