Saúde

Vídeo - Cinco doenças mortais escondidas na carne de porco que você nem imagina

De fato, sabemos que a carne de porco passa longe de ser das mais saudáveis, mas é difícil não cair na tentação do bacon ou daquele torresmo bem torradinho, não é mesmo?
Taenia Solium - A famosa Solitária
Embora, realmente, a carne seja bem saborosa, o mal que ela pode causar a saúde não pode ser deixado de lado e precisa ser ressaltado. Os principais riscos são encontrados tanto na maneira como o alimento é preparado como também no modo que ela é conservada até chegar às nossas cozinhas – e pode acontecer, inclusive, da carne vir de um porco doente. O vídeo abaixo mostra uma cabeça de porco lotada de vermes:

Confira quatro motivos para você tomar muito cuidado com o consumo da carne de porco:

1 – Triquinose
Assim como vários animais, os porcos podem ser infectados por um verme chamado “Trichinella spiralis”. O consumo da carne crua ou mal cozida que tenha vindo de um animal infectado pode fazer com que uma doença chamada trequinose se manifeste. E uma vez com ela, o verme se multiplica no intestino e invade a corrente sanguínea, podendo atingir também os pulmões e o cérebro.

O problema é extremamente grave e pode ser mortal e dentre os sintomas estão: sensação de fraqueza; dores musculares; febre; diarreia; cólica e problemas no coração.

2 – Hepatite E
Assim como a triquinose, a hepatite E é causada por um vírus que infecta o porco. Também da mesma maneira, a doença que ataca o fígado pode ser contraída pelo consumo da carne crua ou pouco cozida. A doença se manifesta pelos seguintes sintomas: perda de apetite; náuseas; cansaço; febre; urina escura; e icterícia.

3 – Câncer
O risco de câncer é real e se dá pela seguinte razão: a carne de porco que as grandes indústrias processam é composta por substâncias cancerígenas. Isso vale para bacon, salsicha, presunto, mortadela e salame também. Os tipos e câncer mais comum causados pelos componentes químicos perigosos são o colorretal, o intestinal e também o de pâncreas.

4 – Doenças no coração
Se você tem algum histórico de problemas no coração, não chegue nem perto da carne de porco e muito menos da carne processada, como bacon e salsicha, que pode ser ainda mais nociva. Marcada pelo excesso de aditivos alimentares e gorduras saturadas, a carne de porco aumenta consideravelmente o colesterol e aumenta o risco de doenças cardíacas. Além disso, ela também está relacionada a problemas como acidente vascular cerebral (AVC) e obesidade.


5 - Neurocisticercose
Apesar do nome complicado, a neurocisticercose é uma doença muito comum que ataca o cérebro e causa infecção no sistema nervoso central. Conhecido popularmente como "bicho do porco", engana-se quem acredita que somente a carne deste animal pode causar a contaminação.

A neurocisticercose ocorre quando a larva da tênia do porco (Taenia solium) infecta o sistema nervoso. O homem também pode ser infestado pela tênia do boi (Taenia saginata), mas somente a do porco causa a cisticercose. Os sintomas da doença dependem da localização, do número e do estágio de desenvolvimento dos cistos, mas os principais são crises convulsivas, cefaléia e distúrbios psiquiátricos.

Em alguns casos, a doença pode se manifestar até 20 anos depois da contaminação e, com isso, os cisticercos podem estar calcificados e isso provocar epilepsia.

O diagnóstico pode ser feito através de tomografia, ressonância magnética e liquor e através do histórico do paciente. Já o tratamento, deve ser realizado de acordo com as manifestações. "Cistos podem ser cirúrgicos se houver um processo inflamatório intenso e o paciente apresentar hidrocefalia", explica.
Larvas no cérebro

Recentemente o chinês Zhu Zhongfa, de 46 anos, descobriu a presença de 700 larvas em seu cérebro após procurar atendimento médico para tratar convulsões. De acordo com informações da Revista Galileu, os ovos de tênia surgiram depois que o homem ingeriu um caldo de carne de porco mal cozido.


Aviso do Bocão 64

Caro internauta: A sua opinião sobre esta matéria é muito importante, mas os comentários que você postar nesta página, são de sua exclusiva responsabilidade e não representam a opinião do site. Rode o mouse para baixo, participe, comente e divirta-se.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.