Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

10 maiores erros que encurtam a vida do seu pet



Muitas pessoas cometem alguns “escorregões” na hora de cuidar dos animais de estimação, mas alguns erros podem levar os pets a terem problemas de saúde e até uma vida mais curta. Quer saber o que pode fazer mal para seu bichinho? O site Cyprus Mail listou os 10 erros que encurtam a vida do seu pet.

1. Não ser exigente com a comida
Seja seletivo com os ingredientes. Antes de escolher uma marca de ração ou petisco, fique atento ao rótulo dos produtos. Diversas substâncias, como aromatizantes e conservantes, podem prejudicar a saúde do seu animal de estimação. Além disso, cuidado com o excesso de comida e garanta também que seu animal de estimação tenha sempre água limpa e fresca.

2. Levar raramente o pet ao veterinário
Não seja negligente com as visitas regulares ao veterinário, mesmo que seu pet não seja um grande fã de consultas médicas. Essa é a única maneira de prevenir doenças ou detectar anormalidades antes que qualquer problema se torne muito grave. Cumpra o cronograma de vacinas para proteger o animal e sua família.

3. Dar livre acesso a portas e janelas
A não ser que sua casa tenha um quintal seguro e que você esteja sempre muito atento a parasitas, é melhor evitar que seu pet tenha livre acesso à rua por meio de portas e janelas. Em primeiro lugar, você corre o risco que seu animal de estimação se perca, fuja ou se machuque. Se você mora em um prédio, isso pode resultar em uma tragédia.

4. Não castrar seu animal de estimação
A decisão cabe exclusivamente aos donos, mas os veterinários recomendam castrar os animais de estimação para ajudá-los a viverem uma vida longa e feliz. Só é preciso ter cuidado com o risco de sobrepeso em gatos castrados.


5. Não escovar os dentes do seu pet
A higiene bucal do seu pet também é muito importante. Comece a escovar os dentes do animal desde cedo para que ele se acostume com o processo. Você pode encontrar escovas de dente e pastas especiais facilmente em qualquer loja de animais.

6. Ignorar a hora do banho
O banho é uma necessidade também para os animais de estimação e é preciso fazê-lo corretamente. Pode parecer óbvio, mas esse é um erro que pode encurtar a vida do seu pet. Os gatos são mais autossuficientes quando se trata de limpeza. Já os cães precisam de banho ao menos uma vez a cada três meses, mas, é claro, você pode lavá-lo com mais frequência. Lave a cabeça do seu pet apenas no fim do banho e cuidado com os ouvidos.


7. Dar comida de humanos aos animais
Os veterinários são unânimes nesse assunto: dar comida de humanos aos animais de estimação é uma péssima ideia. O sistema digestivo dos pets não processa bem muitos alimentos que os humanos comem regularmente.

8. Não dar atenção suficiente
Interação é essencial na vida do seu pet. Animais de estimação precisam socializar para um pleno desenvolvimento físico e emocional. Caso contrário, podem se tornar assustados, agressivos e desobedientes.

9. Não verificar a coleira do pet
Fique atento se a coleira do seu animal de estimação está muito apertada, verifique o acessório de tempos em tempos. Para gatos e cães de porte pequeno, o ideal é conseguir deslizar um dedo entre a coleira e a pele do animal. No caso de animais grandes, dois dedos são suficientes. Veja também se a coleira não está frouxa antes de fazer um passeio.

10. Manter o cão preso o tempo todo
Cães de todas as idades e raças devem ter tempo suficiente para se movimentarem, interagirem com outros cães e terem liberdade para explorar. Se seu pet não caminhar regularmente, ele pode sofrer com o excesso de peso. A obesidade pode causar uma série de problemas de saúde.

Extra: outros animais
Pássaros precisam de atividade física e algum tipo de entretenimento, não mantenha os periquitos trancados na gaiola constantemente. Os porquinhos da índia também precisam de espaço para se movimentar. Uma gaiola muito pequena afetará a qualidade de vida e a saúde do seu bichinho. Lembre-se: atenção redobrada aos erros que encurtam a vida do seu pet.

Postar um comentário

0 Comentários