Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Parceria entre Governo da Bahia e clínica especializada, vai realizar 1200 cirurgias de catarata pelo SUS, em Itabuna, até dezembro de 2021

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay 



Através de acordo firmado com o Governo do Estado da Bahia, o DayHORC, vai realizar, até dezembro de 2021, na unidade Itabuna-BA, cerca de 1200 cirurgias de catarata em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da parceria é realizar cirurgias reprimidas de municípios diversos, na tentativa de agilizar o procedimento e zerar a fila de espera de quem já tem o problema diagnosticado.

As cirurgias foram iniciadas no dia 27 de agosto, mas desde o dia 16 a equipe médica e operacional do DayHORC, que contempla mais de 20 pessoas, já iniciou as atividades pré-operatórias e de triagem. Diariamente, de segunda a sexta-feira, há uma agenda de 30 pacientes que passam por exames diversos, como microscopia, paquimetria, biometria e, quando necessário, mapeamento de retina e ultrassonografia.

Na prática, 30 municípios já definidos cadastram em uma plataforma virtual os pacientes que necessitam da cirurgia de catarata, que seguem automaticamente para uma fila única, com as agendas de atendimento disponibilizadas pelo DayHORC.

Catarata

A catarata é considerada a principal causa de cegueira adquirida no mundo, sendo responsável por cerca de 50% dos casos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença atinge, principalmente, a população idosa, mas os jovens também podem desenvolver o problema. Dentre os sintomas, que podem ser imperceptíveis no início, a catarata cria dificuldade para enxergar e deixa a visão embaçada com o passar do tempo. A doença é potencializada em fumantes, diabéticos, altos míopes, pessoas com alta exposição ao sol, que fazem uso de certos medicamentos ou após trauma ocular, dentre outros. O check-up oftalmológico anual é fundamental para prevenir.

 Siga e curta o Bocão 64 no Instagram, no Facebook, no Youtube e Youtube 2


 PUBLICIDADE:

Postar um comentário

0 Comentários