Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Erupção de vulcão em Tonga provoca tsunami no sul do Pacífico; EUA alertam para maremoto na Costa Oeste



Mundo - A erupção foi registrada durante a madrugada no vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai. Alerta de tsunami foi feito para a Costa Oeste dos EUA. Agência meteorológica do Japão também emitiu alertas.

A erupção de um vulcão submarino no arquipélago de Tonga neste sábado (15) provocou tsunami no sul do Pacífico.

Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami e registrou grandes ondas avançando sobre a região.


Autoridades americanas informaram que há risco também de que um tsunami se forme na Costa Oeste dos EUA, no litoral dos estados de Washington e Oregon.


No Japão, a agência meteorológica do país emitiu alertas de tsunami nas primeiras horas de domingo e disse que ondas de até três metros são esperadas nas ilhas Amami, no sul. Ondas de mais de um metro foram registradas lá anteriormente.


Erupção do vulcão

A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai foi registrada durante a madrugada. Ele fica localizado a de 65 km ao norte da capital de Tonga, Nuku'alofa. Não há relatos de feridos ou mortos.


O arquipélago de Tonga fica em uma zona de grande atividade sísmica, o denominado "Círculo de Fogo do Pacífico", devido ao encontro de placas tectônicas.

 

FONTE: G1

 



Postar um comentário

0 Comentários