Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Polícia prende em flagrante cacique acusado de invadir fazenda produtiva no extremo sul da Bahia


Policiais militares do Patrulhamento Tático Móvel, tropa especializada com foco em atuações em áreas sensíveis, prendeu em flagrante nesta segunda-feira, 29/05/2023, o cacique Nilson Berg Fonseca, de 39 anos, conhecido popularmente como Cacique Binho.

Ele é acusado de invadir uma fazenda produtiva em uma área de conflito na região de Caraíva, distrito de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.

Cacique Binho. Foto: Reprodução do Via41

O cacique reuniu alguns indígenas e invadiu a fazenda alegando ser território indígena. Ele deverá responder por esbulho possessório, mediante violência, graves ameaças e apropriação indébita de uma caminhonete do proprietário da fazenda.

Segundo o site VIA41, o delegado Hermano Costa informou que a caminhonete já foi entregue ao proprietário e o inquérito será encaminhado para a comarca de Porto Seguro, onde as investigações vão continuar e o Cacique pode ser atuado em outros crimes conforme sejam apurados. 

O Cacique Binho é citado em vários processos na justiça entre eles invasão de área e danos causados no município de Itabela, além de crimes como receptação. 

Mesmo com a prisão em flagrante do Cacique, a fazenda na região de Caraíva continua ocupada pelos indígenas. 



ESBULHO POSSESSÓRIO:

Esbulho possessório é um termo jurídico que se refere a uma situação em que alguém perde a posse de um bem ou propriedade de maneira ilegal, quando outra pessoa toma posse de forma violenta, clandestina, ou mediante fraude. O esbulho possessório é considerado um crime previsto no Código Penal brasileiro, e pode ser punido com detenção de 15 dias a seis meses, além de multa. No âmbito jurídico, o esbulho possessório pode ser ainda objeto de ação possessória, que tem como objetivo restabelecer o direito à posse do bem ou propriedade.

MATÉRIA E MAGENS DO SITE VIA 41

(Texto levemente modificado)

Postar um comentário

0 Comentários