A Prefeitura de Itabuna, por meio
da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), realizou nesta
quinta-feira, dia 21, a entrega de cinco mil mudas de cacau doadas pelo Instituto
Biofábrica da Bahia. A ação busca fortalecer a agricultura familiar e garantir
mais oportunidade às comunidades rurais do município.
Desse total, cerca de 4.200 mudas
foram destinadas ao Assentamento Rural Manoel Chinês. As demais serão entregues
às associações Bela Flor, Serrado e Piaçaveira, ampliando o alcance do projeto
e beneficiando ainda mais agricultores de acordo com o programa da gestão do
prefeito Augusto Castro (PSD) de fortalecimento da lavoura cacaueira da
agricultura familiar e pequena produção.
Além das mudas, os agricultores receberão suporte técnico da equipe da SEAGRIMA, com acompanhamento especializado de extensionistas e insumos como calcário, que ajudarão no preparo do solo e no desenvolvimento das plantações de cacau.
Para o agricultor João Bispo, que recebeu 200 mudas no Assentamento Manoel Chinês, a iniciativa da Prefeitura de Itabuna representa um novo ciclo de esperança. “Nós vamos plantar, zelar e colher no futuro. Tudo o que a Prefeitura faz é para ajudar a gente. É a nossa felicidade. Nós nunca recebemos tanto apoio assim”, destacou.
Já a presidenta do Assentamento, Rosanete Gonçalves, ressaltou a importância da ação para a recuperação da produção cacaueira.
“Viemos de uma estiagem em 2015-2016 que acabou com nosso cacau. Essas novas mudas são importantes para nossa comunidade. Toda ajuda beneficia as 40 famílias do nosso assentamento”, afirmou.
Clique aqui e entre no grupo de vendas e notícias ITABUNA / ILHÉUS
Com a entrega, a SEAGRIMA reafirma seu compromisso em apoiar a agricultura familiar e incentivar a retomada da lavoura cacaueira no município. A iniciativa é o primeiro passo de um projeto mais amplo da Secretaria, que tem como objetivo planejar e executar técnicas agrícolas que aumentem e melhorem a produção de cacau em toda a zona rural, fortalecendo a economia e promovendo geração de renda e qualidade de vida no campo.