PF, PRF, IBAMA, ICMBio, EB e CENSIPAM intensificam combate ao garimpo ilegal na divisa Brasil–Colômbia


A ação integrada entre forças brasileiras e colombianas mira estruturas criminosas no Rio Puruê/Purê em marco estratégico durante a COP30

Manaus-AM: A Polícia Federal, a Polícia Nacional da Colômbia (PNC), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Exército Brasileiro (EB),  a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) deflagraram entre os dias 11 e 19 de novembro, a Operação Fronteira Dourada, voltada ao enfrentamento do garimpo ilegal na região do Rio Puruê (lado brasileiro) e Rio Purê (lado colombiano), área de intensa pressão criminosa em plena Amazônia.

A ação é coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia) e tem atuação simultânea e articulada com a Polícia Nacional da Colômbia (PNC), reforçando o caráter binacional da operação.


A operação, além de seu impacto direto no enfrentamento ao garimpo ilegal, representa um marco relevante no contexto da COP30, ao evidenciar o compromisso do Brasil e de seus parceiros internacionais com a proteção da Amazônia, o fortalecimento da cooperação transfronteiriça e a defesa do meio ambiente.

 

Entre 14 e 17 de novembro, no lado brasileiro, e entre 18 e 19 de novembro, no lado colombiano, as equipes destruíram ou apreenderam:

  • 14 dragas;
  • 6 rebocadores;
  • 2 balsas de combustível;
  • 1 retroescavadeira;
  • 48 motores;
  • 7.800 litros de diesel;
  • 25 botijões de gás;
  • 3 cilindros de oxigênio;
  • 1 gerador;
  • dois recipientes de fluido hidráulico (20 L);
  • 32 galões de óleo 15W40 (20 L);
  • 178 litros de gasolina;
  • 4 frascos de mercúrio.

 

O prejuízo total estimado ao garimpo ilegal é de mais de R$ 112 milhões.


A iniciativa tem como finalidade desarticular estruturas de mineração ilegal de ouro, responsáveis por graves danos socioambientais, contaminação de rios e financiamento de organizações criminosas. As equipes atuam em áreas remotas da fronteira, empregando aeronaves, embarcações e equipes táticas especializadas para localizar, inutilizar equipamentos e interromper a cadeia logística do garimpo.

VEJA: Vídeo mostra homem sendo ex3cutado com mais de 30 tir0s

VEJA: PM prende homem, apreende drogas e resgata papagaio vítima de maus tratos

VEJA / VÍDEO: Homem é assassinado a tiros no Pequi

VEJA / VÍDEO: Pist0leiro comete ass4ssinato em plena luz do dia

VEJA / VÍDEO: Homem é executado dentro de academia

VEJA / VÍDEO: Árvore cai sobre ambulância na estrada de Trancoso

VEJA / VÍDEO: Mulher é atropelada intencionalmente pelo esposo

Assim como em operações anteriores conduzidas pelo CCPI-Amazônia, a Fronteira Dourada integra estratégias de inteligência, repressão e proteção ambiental, reforçando o compromisso das instituições com o enfrentamento ao avanço da mineração ilegal na região amazônica.

Clique aqui e receba notícias diretamente pelo CANAL ZAP do Bocão64

Por: Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas

Bocão 64

AVISO: Os comentários dos internautas não representam a opinião deste site. Cada internauta é responsável pelo próprio comentário. Seja educado e não ofenda.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Canal Whatsapp

نموذج الاتصال