CASOS DE
MORTOS QUE LEVANTAM
DO TÚMULO
NA INDONÉSIA
Na Indonésia (especialmente em Toraja), um cadáver é acordado deixando-o que ande a pé até seu túmulo (é raro, mas ainda é realizado).
O cadáver é acordado usando magia negra. Isso é feito em Toraja porque as sepulturas/cemitérios são colocadas em montanhas calcárias (o que conserva melhor os corpos).
O corpo anda por si só, e é orientada por um especialista em magia negra que fica atrás dele. Mas existe uma proibição, o cadáver não deve ser chamado pelo nome. Se isso acontecer, o cadáver cai e não é capaz de andar novamente.
O que há de verdade nessa história?
Não há nenhuma indicação de que a imagem tenha sido alterada! O que não significa, necessariamente, que ela seja real! Pode-se mentir em uma fotografia sem o recurso da manipulação digital.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBb5eU6JiLh25G3Y_oCOsmI8gUmsEGlLzJ9tUREj5fv5v8IRUSn_u_d1UugN_Lh3iEsT4p8GKCvRTIjz-9CWpasisPtLdYdfmuwNk0gDYB9jRsxbZ1qUup7mqRczY1ub_0rk19Zm-I_lk/s320/MORTO+VIVO.jpg)
A cerimônia:
Tana Toraja é o nome de uma região que fica na ilha de Sulawesi, na Indonésia. Há muitos e muitos anos seus moradores acreditam que, quando alguém da família morre, esse ente é levado para o céu e lá é julgado. A crença local também prega que o morto só se dá bem em seu julgamento lá no céu se ele tiver sido bem sucedido em vida!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzwJMR5fpzdJO2jRoKTRRwoawLouMLBDtiqA_iJUydgvbtgnwfKxEmngntXAyvSAkzqcjpt6L6xjwBlG_422HG0tBwo_L7eHKaHvanfKI4V9ZVuMYZqIBMHLklfNsLGOyaJPl7PMfu3_c/s320/MORTO+VIVO+3.jpg)
Segundo o jornal Singapore News Online, as famílias só poderão participar dos funerais em Tojara quando já possuírem dinheiro suficiente para toda a cerimônia. Só para se ter uma idéia, animais que serão sacrificados, como búfalos, chegam a custar mais de 3 mil dólares!
A Chefe de cozinha, Barbara Kerr – em visita à Toraja – conta em seu blog:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXE5_QW8unLBBq9hoPAXb8MHtoXmNW0Z6S-l2Z0WhNoLfXE4UfvEQf7fXd_sHxvS2P9YyFzFtMw5TJhu1uyRF3k_Fjo014pbatj8Muf-m2LJzvIXGgfdNWv38RI2A13AeyW0hm5lnjRBQ/s320/MORTO+VIVO+7.jpg)
De acordo com o relato de Barbara Kerr, o funeral pode durar apenas algumas horas ou se estender por vários dias, regado a danças, comilança e o abate de muitos animais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrZJkLr77Pqjj0gV6htY_sLNIoTp7nAYv0VLxYyXtGgniWyGZmvoNI14seEus2TVIJ1V7czaUTfqdBnGMuBUMgJVtGmf5_p3Yva_JLgkAv_zevczJTBmvz9vcNt3yiXTVS8TqaxtE8cEk/s320/MORTO+VIVO+8.jpg)
Métodos de sepultamento:
Há 3 métodos de sepultamento: No primeiro – que é o mais simples e barato -, o caixão pode ser colocado em uma caverna. No segundo método, é esculpido um túmulo de pedra e o terceiro método consiste em pendurar o morto em um penhasco. É interessante ressaltar que o falecido leva consigo tudo o que, segundo a crença, ele irá precisar em sua outra vida. Se a pessoa que morreu é de família rica, será enterrado em um túmulo de pedra esculpida ou será pendurado um penhasco rochoso. A construção do túmulo também é demorada e, por isso também, o defunto só é transferido para a sua morada muito tempo depois (às vezes, demora-se anos!).
Há muito tempo atrás, quando o acesso às aldeias de Toraja eram escassos e os povos locais tinham pouco (ou nenhum) contato com o resto do mundo, havia a lenda de que o morto levantava do seu túmulo provisório e saia andando para sua morada definitiva. No entanto, isso nunca foi documentado. No caso da fotografia que está circulando pela internet, o seu autor, diante de um episódio tão peculiar, poderia ter tirado outras fotos ou, quem sabe, até filmar o acontecido. Podemos ver que havia um celular apontando para o “fenômeno“.
3 Comentários
Quanta loucura!
ResponderExcluirtem gente que não vai dormir hoje rsss
ResponderExcluiraté parece. jkkkkkkk
ResponderExcluir