Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

IDOSOS SOFREM NA FILA DO SUS

'PRECISO DE AJUDA', DIZ, VIA CELULAR, PACIENTE QUE ESPERA CIRURGIA NA BA

Aposentado de 83 anos está internado há sete meses e família conta drama.
Promotor de Justiça relata que idosos têm preferência em cirurgia pelo SUS.




"Eu preciso de ajuda", apela, via celular, o mestre de obras aposentado Domingos Costa, de 83 anos, do leito do Hospital Eládio Lasserre, no bairro de Cajazeiras, em Salvador. O idoso espera há um mês transferência para outra unidade de saúde para ser submetido a uma cirurgia no coração.

Costa foi internado em setembro do ano passado, após derrame cerebral, e, desde então, a esposa dele dorme nas duas cadeiras que ficam ao lado da cama. "É desesperador. Tem dias que eu me coloco para ser forte, falo 'hoje eu não vou chorar', mas é raro o dia em que não choro só de olhar. A vida da gente está parada. Ele está internado e eu estou junto com ele", lamenta a esposa de Costa, a costureira Shirley Varão.

Há um mês, a família soube que ele precisa fazer cirurgia no coração e que, para isso, teria que ser transferido para outro hospital, o que depende da regulação da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). "Não é justo a gente pagar mais de R$ 20 mil para fazer a cirurgia sendo que o próprio sistema público poder fazer. E, se fizer, com três dias ele está em casa", relata o filho, Domingos Alfredo.

Uma outra idosa, Maria Araújo, de 75 anos, está internada no mesmo hospital há três meses. Ela precisa ser transferida para tratar um câncer no pulmão e a família diz que não sabe o que fazer. "Assim como é minha sogra, podia ser a minha mãe. Queria que eles fizessem qualquer coisa, que levassem e lá não desse jeito, mas que tirasse daqui", afirma, emocionado, o genro Carlos Alberto Pinto.

Em nota, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) disse que a Central de Regulação busca vaga para Maria Araújo. No caso de Domingos Costa, a Sesab informou que tenta transferência para uma unidade vascular e que ele continua sendo assistido pela equipe do Hospital Eládio Lasserre. De acordo com a Sesab, a prioridade na transferência de pacientes obedece a critérios como gravidade e grau de urgência dos casos, que são avaliados por uma equipe médica.

O promotor público Rogério Queiroz disse que pacientes idosos do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de cirurgia têm prioridade garantida tanto pelo Estatuto do Idoso quanto pela legislação estadual. A família que se sentir prejudicada no atendimento deve recorrer ao Ministério Público da Bahia levando cartão do SUS e documento de identificação do paciente idoso, além do relatório médico para que as providências sejam tomadas.

Fonte: G1


CONFIRA O VÍDEO:



Postar um comentário

0 Comentários