Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

HANSENÍASE - EXAMES NA PRAÇA DO PEQUI

EUNÁPOLIS: VAMOS DAR UM PONTO FINAL NA HANSENÍASE




A Prefeitura de Eunápolis, através da Secretaria de Saúde, recebe a partir desta segunda-feira, 26/05, a carreta da Novartis para realizar uma Campanha de Detecção de Casos Novos em Hanseníase. Permanecendo na cidade por dois dias, 26 e 27, a carreta se instalará na Praça do Pequi, na segunda-feira das 14h às 17h e na terça-feira das 08h às 17h.

De acordo com o Secretário de Saúde, Mario Gontijo, os critérios para atendimento são: pessoas que tenham ou tiveram contato com alguém de hanseníase; manchas e/ou áreas de pele com alteração de sensibilidade; pacientes que abandonaram o tratamento.

Durante a Campanha de Hanseníase serão ofertados também consulta médica, consulta de enfermagem, atendimento da equipe do NASF e peça teatral do EPS (Educação Popular em Saúde).

A doença: A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis. 

Assim que a pessoa começa o tratamento deixa de transmitir a doença. A pessoa com hanseníase não precisa ser afastada do trabalho, nem do convívio familiar.

O tratamento é ambulatorial e gratuito, com doses mensais supervisionadas administradas na unidade de saúde do SUS.

Por: SECOM-PME



Postar um comentário

0 Comentários