Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

EBOLA: A AMEAÇA DO VÍRUS DA MORTE

O.M.S. DIZ QUE O VÍRUS EBOLA ESTÁ SE ESPALHANDO MAIS RÁPIDO QUE ESFORÇOS DOS GOVERNOS

Chefe da organização diz que a doença está fora de controle e alertou chefes de Estado


A diretora-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) Margaret Chan disse oficialmente nesta sexta-feira (1º) que o vírus ebola está se espalhando pela África rápido demais e que a doença está fora de controle, e somente com muito esforço a transmissão poderá ser barrada.

De acordo com as informações noticiadas pela Reuters, Chan conversou com os presidentes da Guiné, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim, países com o maior número de mortos pelo ebola, e pediu medidas energéticas por parte deles.

— O surto está se espalhando mais rapidamente do que nossos esforços para controlá-lo. Se a situação continuar piorando, as consequências podem ser catastróficas, tanto em perda de vidas, quanto em perturbações socioeconômicas e risco de disseminação para outros países.

Suspeita de ebola em Goiânia é descartada pelo Ministério da Saúde.

Segundo Margaret Chan, as práticas culturais também são culpadas pela enorme expansão da doença. Os enterros tradicionais e a crença de que o isolamento dos infectados leva à morte aumentam os riscos de contaminação e prejudica o controle do ebola.

O vírus ebola é transmitido por meio dos fluidos corporais, sangue e ambiente contaminados. Os infectados têm maiores chances de sobrevivência quando são tratados logo no surgimento dos primeiros sintomas, e doença causa hemorragia grave e tem taxa de mortalidade de 90%.

SINTOMAS

Os sintomas da infecção pelo Ebola costumam aparecer entre dois a 21 dias após a exposição ao vírus, mas como a maioria dos sinais se assemelham ao de viroses comuns, seu diagnóstico é dificultado.

Os principais sintomas da doença são: febre repentina, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta, seguidos de vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais. Alguns pacientes também podem apresentar erupções cutâneas, olhos avermelhados, soluços, dores no peito e dificuldade para respirar e engolir, além de sangramentos internos e externos.

As hemorragias são causadas por uma reação entre o vírus e as plaquetas presentes no sangue humano. Essa reação produz uma substância capaz de danificar células e criar buracos nas paredes dos vasos capilares, que transportam o sangue. Como os níveis de glóbulos brancos e plaquetas são afetados pela doença, o organismo não consegue realizar o processo de coagulação do sangue e interromper os sangramentos.

E.U.A. :
Médico norte-americano infectado

Neste sábado (2), um avião transportando um dos dois agentes humanitários norte-americanos infectados com o Ebola deixou a Libéria na África e chegou aos Estados Unidos, segundo o jornal USA Today.

De acordo com um porta-voz da organização de caridade Samaritan's Purse, a aeronave levava o doutor Kent Brantly. A segunda integrante da organização, a missionária Nancy Writebol, deverá ser transportada em outro voo, já que o avião está equipado apenas para levar um paciente por vez. 

A organização afirmou na sexta-feira (1º) que as transferências médicas devem ser concluídas até o início da próxima semana.

Os pacientes serão tratados em unidades isoladas do hospital que possui os próprios laboratórios equipados. A facilidade permite separá-los das áreas dos demais internos, conforme disse o doutor Eileen Farnon. Farnon, que já trabalhou no Centro de Controle de Doenças, já liderou equipes de investigação do vírus na África.

RESUMO:

O vírus tem ótimas chances de se espalhar pelo mundo. Já chegou nos Estados Unidos e provavelmente já chegou ou está prestes a chegar no Brasil.


Os sintomas na maioria das vezes são confundidos com outras doenças e se o mundo não se juntar num esforço conjunto, o futuro da humanidade estará em jogo.

Postar um comentário

0 Comentários