Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

CASOS NOTIFICADOS DE MICROCEFALIA SOBEM PARA 744 NA BAHIA

SEGUNDO A SESAB, OCORRÊNCIAS FORAM REGISTRADAS EM 121 MUNICÍPIOS DO ESTADO  
O número de casos notificados de microcefalia aumentou para 744, desde outubro do ano passado até sábado (13) de fevereiro. A informação foi divulgada pela Sesab (Secretaria do Estado de Saúde da Bahia), nesta quarta-feira (17). Segundo a secretaria, as ocorrências foram notificadas em 121 municípios, por intermédio do Resp (Registro de Eventos em Saúde Pública). Desses casos, 161 foram investigados com a realização de exame de imagem, sendo 107 confirmados e 54 descartados.

Do total de casos notificados de microcefalia (744), 208 mães (27,9%) referiram ter tido doença exantemática na gestação. Dessas (208), 129 (62,0%) informaram que a doença exantemática ocorreu no primeiro trimestre, 45 (21,6%) no segundo trimestre, 13 (6,3%) no terceiro trimestre e 21 (10,1%) não lembravam. 

ENTENDA A DOENÇA:
A microcefalia ocorreu quando os bebês nascem com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. Isso pode ocorrer por fatores como desnutrição materna, uso de drogas e também por infecções adquiridas pela mãe durante a gravidez, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus. A enfermidade pode provocar atraso no desenvolvimento neurológico, problemas de audição, visão, sequelas motoras. Não é possível reverter à microcefalia, porém, existe a possibilidade de melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança, com fisioterapia, tratamento fonoaudiólogo e terapia ocupacional.


Ainda segundo a secretaria, diversas ações estão em curso pelo Governo do Estado para combater o Aedes aegypti. Dentre elas, destaque para o teste rápido para dengue e chikungunya, o caça mosquito, mosquito transgênico, bacillus thuringiensis israelensis, wolbachia e repelente com nanotecnologia.  



Fonte: r7:  http://noticias.r7.com/saude/casos-notificados-de-microcefalia-sobem-para-744-na-bahia-17022016  

Postar um comentário

0 Comentários