Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

SECRETÁRIOS DE SAÚDE DISCUTEM CONSÓRCIO E CONSTRUÇÃO DA POLICLÍNICA DE EUNÁPOLIS

Reunidos em Eunápolis, na manhã desta quarta-feira (26/07), a Comissão Intergestores Regional (CIR Porto Seguro) discutiu a formação do consórcio de saúde e a implantação da Policlínica de Eunápolis, que está sendo construída no Bairro Dinah Borges. A reunião aconteceu na Base Operacional de Saúde, no bairro Centauro. Outro assunto abordado foi a ‘Rede Cegonha’, um programa do SUS para humanização dos partos através de boas práticas de atenção a partir do pré-natal.

A reunião contou com a presença do assessor do secretário estadual de Saúde, Cássio Garcia, do diretor do Núcleo Regional de Saúde, Rodrigo Kuada, além do Cosems/BA, representado pela apoiadora da macrorregião Extremo Sul, Jeane Medeiros. Também participaram do encontro os secretários de saúde dos municípios a Costa do Descobrimento: Porto Seguro, Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Itapebi.

Os gestores discutiram a ampliação do Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães, de Porto Seguro, com vistas a receber um serviço de cardiologia, a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e avaliação externa do PMAQ. Para o técnico da Sesab, Cássio Garcia, “essas reuniões são muitos produtivas porque através das decisões tomadas em grupo a gente vai construindo o desenho regional do atendimento, já que a saúde não pode ser tratada de forma individualizada”.

CONSÓRCIO DE SAÚDE
Sobre a implantação do Consórcio Público de Saúde, disse Cássio Garcia, que o estado da Bahia avançou no modelo de atendimento regionalizado e os principais equipamentos desses consórcios são as Policlínicas. “O governo está fomentando as discussões junto aos prefeitos porque será preciso uma lei municipal aprovada por todos os gestores para que possamos ter o consórcio assinado”.

“Uma vantagem adicional do consórcio é descentralizar os serviços realizados somente na capital e interiorizar profissionais de saúde em uma determinada localidade a fim de resolver a demanda dentro de um prazo rápido”, explicou. Por fim, ele adiantou que a Policlínica de Eunápolis, que está sendo construída no Bairro Dinah Borges, vai ter o mesmo modelo que a de Teixeira de Freitas, no extremo sul do Estado. (Por Ascom/Saúde)


Postar um comentário

0 Comentários