Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Vídeo - O que é o piolho e como evitar

Piolho é um pequeno inseto que se alimenta de sangue humano e busca pelo alimento em partes quentes do corpo humano, principalmente o couro cabeludo. Porém, há alguns tipos de piolho que aparecem nos pelos pubianos. Além do piolho, outro problema são as lêndeas, seus ovos, que podem permanecer no couro cabeludo, explica Fabia.

SINTOMAS  
De acordo com a dermatologista, o sintoma mais frequente e comum é a coceira. 
— É uma coceira bem chata e intensa. É bom verificar na nuca e atrás das orelhas, onde os piolhos gostam de se esconder.

TRATAMENTO  

A médica indica shampoos à base de medicamentos. Porém, ela ressalta que tratamentos caseiros ajudam — e muito — a eliminar a praga. 

Para tratamentos contra piolhos você pode usar xampus que contenham permetrina, não é necessária receita médica para compra-los. Você também pode usar xampu medicinal, basta lavar e secar o cabelo, adicionar o xampu por 10 minutos e depois lavar de novo. Caso nada disso resolva o certo é ir ao médico para que ele possa te indicar um remédio mais forte.

Outra forma para tratar é removendo as lêndeas com pentes específicos para isso. Prefira os pentes com dente de metal, eles são mais eficazes para remover. Você pode fazer isso toda a semana e conciliar com o uso do xampu, para acabar de vez com eles.

— O pente fino é muito importante para remover os insetos e seus ovos. O vinagre também ajuda bastante! É importante fazer o procedimento durante três dias e, após um intervalo de uma semana, repetir para conseguir capturar os insetos que restaram. Além disso, a família inteira tem que se tratar, para que o problema não se repita.

É POSSÍVEL PEGAR PIOLHO MAIS DE UMA VEZ?  
A especialista afirma que sim, já que o inseto pode pular de uma cabeça para outra. É por isso que é tão importante tratar a família inteira, para que os insetos não se proliferem.

É MAIS COMUM EM CRIANÇAS?  
Adultos também podem sofrer com o problema, mas realmente as crianças são as mais afetadas. Segundo Fabia, isso acontece porque elas ficam mais próximas, facilitando a transmissão. Por causa disso, é importante que os pais informem às escolas sobre o problema, para que todos fiquem atento aos sinais.

TEM A VER COM FALTA DE HIGIENE?  
Ao contrário do que pode se pensar, o surgimento do inseto não tem a ver com falta de higiene. Muito pelo contrário, inclusive. Os piolhos preferem ambientes secos, não gordurosos e limpos, como esclarece a especialista. 

É MAIS COMUM EM AMBIENTES RURAIS?  
É falso dizer que a contaminação é maior em ambientes rurais. A médica explica que o inseto aparece com a mesma frequência em cidades urbanas e não está relacionado a nível socioeconômico.

COMO PREVENIR O PIOLHO
Quando se é criança, fica mais difícil evitar a proliferação dos piolhos. Isso porque elas sempre estão em ambientes escolares com outras crianças, o que facilita a transmissão, por isso que nessa fase é mais comum e também não quer dizer falta de higiene ou outra coisa. O papel dos pais é limpar bem os objetos e manter a higienização de seus filhos.

Na fase adulta, mantenha seus pertences sempre limpos para que os piolhos não possam se espalhar.
Veja o vídeo:



Postar um comentário

0 Comentários