Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Vídeos - Fiscais apreendem barracas de ambulantes, no centro, gerando polêmica nas redes sociais

A atitude da prefeitura deixou todos indignados e gerou uma grande onda de polêmica nas redes sociais
Vídeos estão circulando nas redes sociais, mostrando a atitude de fiscais da prefeitura, nesta quinta-feira, 07/06/2018, retirando barracas e mercadorias de ambulantes que tentavam ganhar a vida, na  região central de Eunápolis, extremo sul da Bahia. A ação dos fiscais foi garantida por uma guarnição da polícia militar, para evitar tumultos.

Existem vários fatores a serem analisados. Primeiro, uma ordem judicial há algum tempo, proibiu a permanência de ambulantes no centro da cidade. A ação gerou polêmicas e foi tomada, provavelmente porque eles estariam prejudicando o comércio regular de lojas e empresas legais.

Depois de uma longa espera, passando necessidades, os ambulantes foram encaminhados a um espaço ínfimo, no centro, chamado de “camelódromo”, desprovido de proteção física contra chuvas e outros eventos da natureza. O espaço não chama a atenção de compradores e o resultado foi um esfacelamento geral da vida financeira dos pobres camelôs. Até o momento não temos nenhuma informação se algum representante do povo (vereador) tomou alguma atitude.

A justiça se esqueceu de verificar um fato interessante: Os fregueses de camelôs não freqüentam lojas convencionais. Quem compra de camelôs e ambulantes, normalmente não tem recursos financeiros, por exemplo, para comprar um CD por R$ 30 ou R$ 40 reais. Na prática, não atrapalham em nada os lojistas e nem atrapalham os transeuntes. Na verdade quiseram “limpar” a cidade, mas, por experiência de vida, percebemos que camelôs são, numa linguagem abobalhada, “símbolos” de progresso. Cidades pobres não tem camelôs.

Várias famílias perderam suas fontes de rendas e alguns que insistem em arriscar a sorte nas ruas, acabam sofrendo as sanções legais impostas pela prefeitura.

A atitude dos fiscais pode até ser considerada legal, mas feita dessa maneira, em um período eleitoral, repercute muito mal e torna-se quase um suicídio político. Os vídeos dessa matéria já tem milhares de visualizações e estão sendo compartilhados por inúmeros internautas, somando outros milhares de visualizações. Os internautas prometem retaliações na hora de votar. Será que o prefeito tem conhecimento do fato?

Algo precisa ser feito. Trata-se de pessoas, famílias, que tentam ganhar a vida trabalhando honestamente. A exigência legal precisa ser questionada. Não se pode condenar um grupo de pessoas à miséria. Crianças e idosos dessas famílias precisam de apoio. Existem problemas mais sérios em nossa cidade que precisam ser resolvidos. A proibição “legal” precisa ser revertida.

As imagens dessa matéria são reproduções de rede social. Adicione nosso whatsapp: (73) 9 9127-6713. Se você souber de algum fato interessante, mande o relato com fotos ou vídeos. Sua identidade será preservada. Seu apoio é muito importante. 


Se você estiver conectado com um celular, coloque-o na horizontal para executar os vídeos:




Postar um comentário

0 Comentários