Saúde

7 bons motivos para incluir a masturbação na sua vida

O tema continua sendo tabu para alguns, mas a prática ajuda a aliviar o estresse, dormir melhor e faz você conhecer o seu corpo

Você se masturba? A masturbação ainda é um tabu entre alguns setores da nossa atual sociedade, principalmente quando em algumas discussões religiosas.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Comportamento e Saúde Sexual, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, um em cada cinco homens, entre 25 e 29 anos, se masturbam pelo menos quatro vezes por semana. Já entre as mulheres, o número é bem menor: apenas 5% delas fazem o mesmo. Se você faz parte do grupo que ainda não é adepto da prática, trazemos abaixo algumas razões bem interessantes para repensar:

1. Reduz o estresse e traz bem-estar
Assim como o sexo, a masturbação também promove uma sensação de relaxamento. "A prática ajuda a eliminar toda a tensão do corpo. Ocorre um verdadeiro alívio do estresse acumulado", conta a psiquiatra Carmita Abdo, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2. Você conhecerá melhor o seu corpo e do que gosta
Muitas pessoas, principalmente as mulheres, sentem dificuldade na hora de atingir o orgasmo e uma das razões pode ser a falta de conhecimento sobre o próprio corpo. "Em primeiro lugar, o mais importante é que a masturbação é uma forma de aprendizado e de como o corpo reage aos estímulos sexuais", diz Carmita. Sabendo do que você gosta, fica muito mais fácil orientar o parceiro.

3. Ajuda a dormir melhor
Quando a pessoa se permite aliviar as tensões com a masturbação, a noite de sono dela será muito mais tranquila e revigorante. "O corpo começa a pedir uma descarga sexual dessa tensão cotidiana para poder dormir muito mais tranquilamente", destaca a psiquiatra. O único problema é se por algum motivo, como moral ou medo, a pessoa não se permitir. Isso pode trazer noites mais agitadas e atrapalhar a qualidade do sono.

4. Alivia a TPM e as cólicas
"Sabemos que o prazer obtido na hora do orgasmo libera dopamina, endorfina e oxitocina, que melhoram o humor", conta a psicóloga Fernanda Reis. Por estarem ligadas ao bem-estar, essas mesmas substâncias também são responsáveis por diminuírem os efeitos da TPM e das cólicas menstruais nas mulheres.

5. Melhora a autoestima
"A masturbação pode tanto melhorar a autoestima, quanto amadurecer a pessoa sexualmente", aponta a psiquiatra. Essa combinação traz autoconfiança para a pessoa à medida que ela entende o próprio corpo e conhece o que gosta no sexo.

6. Traz prazer sexual sem riscos
A masturbação é uma oportunidade muito boa de relaxar e atingir o orgasmo porque você fica livre de medos ou inseguranças. Gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, camisinha, nada disso passa pela sua cabeça nesse momento, pois os riscos são zero. É só você e, talvez, alguns acessórios sexuais (por que não?). 

O único risco é a pessoa não conseguir mais se relacionar com outros parceiros, mesmo querendo. Vale o alerta. "Se masturbar para ter satisfação, sem encarar isso como única opção é totalmente saudável", diz Carmita.

7. Só você precisa estar afim
Quer criar um clima com luz baixa e velas? Ok. Não quer nada disso? Ok também. É você que manda e escolhe tudo o que quer nesse momento íntimo. Deixando tudo do jeito que você mais gosta, mesmo que isso signifique não fazer nada diferente, só ajudará no relaxamento e você poderá aplicar a ideia futuramente com outra pessoa.


Aviso do Bocão 64

Caro internauta: A sua opinião sobre esta matéria é muito importante, mas os comentários que você postar nesta página, são de sua exclusiva responsabilidade e não representam a opinião do site. Rode o mouse para baixo, participe, comente e divirta-se.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.