Eunápolis

Eunápolis – Pedestres e veículos correm riscos constantes nos cruzamentos de bairros com BRs, por falta de Semáforos

Acidentes graves acontecem porque não há controle em quem deve parar para deixar o trânsito fluir
Eunápolis é uma bela cidade do extremo sul baiano, com todas as condições de se tornar um verdadeiro pólo de desenvolvimento. Está localizada em um cruzamento estratégico, sendo um ponto de referência para toda a região.

Infelizmente com o crescimento, aparecem também alguns problemas, às vezes muito sérios, que passam despercebidos ou minimizados pelos governantes. O trânsito é um desses problemas.

Vários acidentes graves ou não, tem marcado para sempre as vidas das famílias envolvidas. Muitas perdas importantes, muitos pais, irmãos, esposas ou filhos de luto e tudo isso poderia ter sido evitados se não fosse a ganância das autoridades competentes, que se preocupam mais em instalar sinalizadores de velocidade que são, na verdade, apenas geradores de multas.

Em horários de pico, nos cruzamentos entre as BRs e as entradas de bairros de nossa cidade, o perigo de acidentes só aumenta. Motivos? Motoristas nas BRs não praticam a cortesia de parar o trânsito para dar passagem àqueles que entram ou saem de seus bairros. Em função disso, é um Deus nos acuda para aqueles que transitam nesses locais.

Eunápolis precisa urgentemente de alguém com luz no pensamento para levar às autoridades essa verdade. Está passando da hora de se instalar semáforos em tais locais. Com esse equipamento tão comum nas grandes cidades civilizadas, os motoristas terão oportunidade se executar um trânsito com segurança, sem os riscos comuns de colisões ou atropelamentos. Só cego não vê dessa forma.

Existem poucos semáforos instalados. Um sistema na região das autopeças, cruzamento importante entre a BR-101 e o bairro Dr. Gusmão. Dois estão instalados próximos um do outro, no cruzamento da BR-101 com Av. Porto Seguro e Av. Santos Dumont e outro no cruzamento entre a BR-367 e o Dináh Borges. São exemplos que precisam ser copiados em outros locais estratégicos, que são muitos, para garantir a segurança de pessoas e veículos.

BR 367
No trecho da BR-367 existem pelo menos dois lugares onde são necessários: Um no cruzamento com o Pequi e Bairro do Motor, o outro, no cruzamento em frente à Rodoviária.

BR 101
Na BR 101, se fazem necessários vários semáforos:

1 - Cruzamento com os Bairros Urbis I e 2;

2 - Cruzamento em frente à Uneb (local de alto risco, onde foi feito um protesto em 26/10/2018);

3 - Cruzamento entre os Bairros Stela Reis e Itapoan (área em torno ao Posto Cabral);

4 - Cruzamento em frente à escola técnica IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (local onde há um grande fluxo de estudantes);

5 - Cruzamento do bairro Rosa Neto;

6 - Bairro Juca Rosa - Pelo menos uns três pontos de cruzamento com este bairro, onde os riscos são visíveis.

Se as autoridades competentes tivessem preocupação real com as vidas das pessoas, se tivessem tomado essas precauções, providenciando equipamentos ideais e necessários, várias famílias, inclusive a do motociclista André de Jesus Brito, de 31 anos, morto no dia 24/10/2018, não estariam chorando suas perdas.

Nossa reportagem conversou com o Engenheiro Civil Aldo Apolônio da Silva, Supervisor do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transpotes, unidade local de Eunápolis.

Mostramos para ele a situação e o mesmo prometeu levar o assunto a Salvador, onde buscará uma solução, mas deixou claro que os semáforos existentes em Eunápolis, foram instalados pela prefeitura.

Quantas mortes ainda serão necessárias para fazerem nossas autoridades tomarem uma decisão em favor do povo?


PUBLICIDADE:


Aviso do Bocão 64

Caro internauta: A sua opinião sobre esta matéria é muito importante, mas os comentários que você postar nesta página, são de sua exclusiva responsabilidade e não representam a opinião do site. Rode o mouse para baixo, participe, comente e divirta-se.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.