Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Após ataques, alto escalão do governo adota celulares da Abin


Aparelho fornecido pela agência não permite instalação de aplicativos de mensagens nem de redes sociais
presidente Jair Bolsonaro (PSL) e outros integrantes do Executivo devem se comunicar por telefones criptografados fornecidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Até então, eles sempre preferiram trocar conversas por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram. As informações são do jornal O Globo.

A decisão surge após o vazamento de diálogos entre o então juiz federal Sergio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, e o procurador Deltan Dallagon, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Na noite dessa quarta-feira (12/06/2019), o site The Intercept Brasil publicou novos diálogos.

A Abin desenvolveu mecanismos de proteção e criptografia que protegem as comunicações do presidente e de ministros de Estado. O caso que envolve Sergio Moro acendeu o alerta de como o governo está exposto e precisa redobrar as medidas de segurança. Alguns dados podem ser considerados sigilosos.

O dispositivo fornecido pela Abin não permite a instalação de aplicativos de mensagens nem de redes sociais. De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) já alertou Bolsonaro.

“O presidente é orientado pelos seus agentes de segurança nas área física e cibernética em como comportar-se. Em cima dessas orientações ele vem tomando as precauções que são necessárias”, disse o porta-voz, durante coletiva nesta quarta. (Metrópoles).

PUBLICIDADE:


Postar um comentário

0 Comentários