Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Eunápolis / Vídeo – População de Mundo Novo desesperada sem água

Há uma semana que os moradores sofrem com a situação
Uma situação constrangedora e de grande risco para a saúde pública está acontecendo no distrito de Mundo Novo, município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia.

Moradores indignados com a situação, fizeram uma manifestação na praça e chamaram nossa equipe para constatar um problema que está afetando a todos, há 7 dias.

No local existem duas grandes caixas d’água, construídas há pelo menos 20 anos. Essas caixas estão sem tampa, favorecendo a incidência de mosquitos transmissores de doenças e a queda de animais dentro, além da poeira, já que a rua é de terra.

Na quarta-feira, 05/01/2020, a bomba d’água parou de funcionar. A população avisou ao administrador e nenhuma providência foi tomada, deixando o povo à mercê da sorte.


Os moradores tem que pegar água no rio, completamente imprópria para o consumo, devido à poluição. Essa água do rio está sendo usada para a labuta da casa. Água para beber só dos poços semi artesianos de algumas pessoas que compartilham com todos que precisam. Essa água de poço é colocada em vasilhames que são carregados em veículos particulares até a casa de pessoas carentes.
Caixas sem tampas favorecem surgimento de doenças

Alguns detalhes precisam ser mostrados:
- Os próprios moradores é que fazem a limpeza das caixas. Na última limpeza, tinha uns 60 centímetros de lama, segundo informações colhidas no local;

- Deveria ter 2 bombas no local, que seriam trocadas quando uma queimasse. Detalhes, os valores desse serviço são irrisórios para a prefeitura;

- As bases das caixas, que pesam toneladas cheias, estão com várias e profundas rachaduras, podendo desabar a qualquer momento, causando uma tragédia, já que o local é íngreme. Se acontecer algo desse tipo, vidas estarão em risco, principalmente de crianças que moram e brincam no local.
Uma das bases com profundas rachaduras

Várias rachaduras são visíveis
Ainda segundo os moradores, o sistema de água pertence à prefeitura, que deveria prover assistência técnica para situações como essa. Há uma conversa de entregar a responsabilidade à Embasa, que minimizaria a situação, obviamente com melhorias, mas essa atitude ainda não foi tomada, sabe-se lá porque.

Postar um comentário

0 Comentários