Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Eunápolis – Live de Cordélia revela prejuízos causados pela indústria da multa



Nesta quinta-feira, 27 de agosto, Cordélia Torres, pré-candidata a prefeita de Eunápolis, realizou uma live. Na ocasião ela destacou a indústria de multas criada na cidade.


Com radares espalhados pelos bairros e em locais escondidos, a prefeitura arrecadou quase R$ 900 mil de multas de janeiro a junho desse ano. Mas, aparentemente, a aplicação desses recursos não está sendo feita como deveria. “A Resolução 638 (do Contran) diz que o valor arrecadado deve ser aplicado, exclusivamente, para sinalização, engenharia de tráfego e de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”, afirma Cordélia.


O Presidente da Jari (Junta Administrativa de Recurso de Infração), Roneilson Matos, ressalta que a população não consegue entender para onde está indo o valor que deveria ser aplicado na educação para o trânsito. “Em 2018 aumentou 273% o número de infrações. Isso quer dizer que a coisa não está dando certo. Não é sinalização, radares que vai fazer com que a situação resolva. A educação do trânsito deve começar na escola”, garante Roneilson.

Além das multas municipais, a prefeitura ainda recebe repasse do IPVA. “A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que no mínimo 20% seja aplicado na saúde e 25% na educação”, lembra Cordélia, que continua: “O município arrecada muito dinheiro e isso não é aplicado em benefício da população”.


Eunápolis tem mais de 110 mil habitantes e conta com nove agentes de trânsito e 26 guardas municipais, que parece não ser suficiente. “Vocês agentes são uns heróis porque se viram da forma que dá para darem assistência à população de Eunápolis”, reconhece a pré-candidata.

Roneilson ainda lembra que o objetivo dos radares é educar, mas como geram arrecadação, acabam permanecendo nos locais por muitos anos. “Trânsito não é brincadeira, trânsito é vida”, destaca.

Cabe ao cidadão o papel de fiscalizar. Principalmente em um município com tantos escândalos de corrupção, como é Eunápolis. Além de trazer segurança, é preciso que a sinalização traga educação para a população e que, ao invés de aumentar, o número de infrações seja reduzido.



Postar um comentário

0 Comentários