Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Soane Galvão comemora recorde histórico na movimentação de produtos no Porto de Ilhéus, em 2021




Trinta e dois navios de cargas e um total de 465.590 toneladas de produtos movimentados no Porto do Malhado, de Ilhéus, em 2021. Com o recorde histórico registrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) entre os anos de 2016 e 2021, Soane Galvão, secretária de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus (SDE), comemorou a notícia ressaltando o reconhecimento do mercado em relação ao custo benefício e logística das operações portuárias por Ilhéus.

“Esse aumento na movimentação, mostra que os contratantes entendem que transportar por Ilhéus é mais vantajoso. Hoje, por exemplo, transportamos madeira do Extremo sul, soja do Oeste e minério da região de Ipiaú. Somente com os embarques e desembarques de minério, Ilhéus angaria royalties, além do ICMS arrecadado, gerando mais receita para o município que é convertida, consequentemente, em investimento público para o desenvolvimento da cidade e da nossa gente”, explicou Soane.

Ela acrescenta que o aumento da importação de cacau em 2021, também se liga às demandas das indústrias moageiras instaladas no distrito industrial de Ilhéus. “Nosso polo industrial moageiro do Sul da Bahia processa 95% do cacau do Brasil, correspondente a 275 mil toneladas ao ano, o maior da América Latina. O fato de Ilhéus se tornar um polo de desenvolvimento, com mais infraestrutura econômica como o Porto Sul e a Fiol, é natural que seja a referência para o escoamento e recebimento de produtos, conservando cerca de mil empregos na alta operacionalização do Porto do Malhado”, sublinhou.

Com o aumento do calado de 9,3 metros para cerca de 10,5 metros por meio do serviço de dragagem contratado pela Codeba, com a empresa DTA Engenharia LTDA, o Porto de Ilhéus realiza operações de navios com capacidade de 60 mil toneladas. Outros produtos como manganês, níquel, soja, milho, amêndoas, óxido de magnésio, magnesita, concentrado de níquel, máquinas e peças industrializadas, são transportados no modal. A projeção é que o equipamento também realize a logística de novos produtos como algodão, açúcar e álcool, aumentando, assim, sua produtividade, além de, mesmo com o Porto Sul, continuar sua operação como apoio e manutenção da atividade portuária do novo offshore.

 

Representatividade – Dentro do tema, um fato a ser registrado é trazido pelo assessor técnico especial da SDE, o advogado Vinícius Briglia. “Pela primeira vez na história do município, Ilhéus passa a ocupar um assento no Conselho de Administração Portuária, e isso se dá com a representatividade de Soane. Sem dúvidas, um fato inédito, pois o município passou a ter voz, e voz de mulher, contribuindo na tomada de decisões dentro dos assuntos do Porto que a nossa própria cidade abriga, o que nunca antes houve. Isso tem sido fundamental para o fortalecimento dos interesses de Ilhéus”, destacou.

Postar um comentário

0 Comentários