Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

"A lavoura tem sim que ser alavancada", afirma Soane Galvão ao lançar o Produzir Mais Cacau

 



 

Pré-candidata a deputada estadual, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ilhéus, Soane Galvão, tem fomentado iniciativas em favor da atividade agrícola, e, também, da cacauicultura, com o "Produzir Mais Cacau", primeiro programa municipal dedicado à lavoura cacaueira apresentado na história da cidade, e por uma mulher.

 

"Conseguimos reunir e unir os agricultores, do pequeno ao grande, com a maciça adesão dos diversos segmentos da nossa cadeia produtiva abraçando essa causa que é também, além de Ilhéus, de todo o Sul da Bahia. Isso renova os nossos ânimos para trabalharmos ainda mais em favor da nossa gente, da agricultura familiar, do homem e da mulher do campo", declarou Soane Galvão.

 

Com foco na transferência de renda direta para os agricultores visando a melhoria da produtividade, rendimento das plantações e a qualidade das amêndoas do cacau, capacitações e assistência, com novas técnicas e práticas de manejo para combate à doenças são propostas para a renovação das plantas velhas e improdutivas por novas, para um cacau competitivo no mercado.

 

O programa acontece por convênio entre o município com os bancos do Nordeste e do Brasil, Sebrae, Senar, Bahiater e a Dengo Chocolates.

 

Balanço

A frente da pasta da SDE, que também cuida da Agricultura, Soane fomentou o Programa Alimenta Brasil; capacitou 240 feirantes de Ilhéus com a Feira Segura; destinou três tratores às associações da agricultura familiar como Força Rural, Aspaiub, assentamento Frei Vantui e Piaçaveira, contemplando cerca de 4,5 mil famílias; curso de tratorista no assentamento João Amazonas; curso de psicultura para técnicos da pasta; convênios com o Senar para o programa de assistência técnica Ateg Cacau e com o Banco do Brasil de financiamentos rurais do Plano Safra. Soane também estrutura o município com a Sala da Cidadania em convênio com o Incra, para melhor atender ao agricultor; assinou a terceira fase do programa Titula Brasil para emissão de títulos de propriedade de terras para agricultores e elaborou um projeto de lei para a criação do Fundo Municipal de Agricultura, para investimentos do município no setor. 

Postar um comentário

0 Comentários