1ª Festa Literária de Eunápolis acontece de 21 a 24 de Julho no Gusmão



De iniciativa do Ponto de Leitura Viola de Bolso junto com o escritor Roberto Martins e a Sociedade de Escritoras da Costa do Descobrimento acontece em Eunápolis, de 21 a 24 de julho, na Praça do Gusmão, a Primeira Festa Literária da Cidade. Confira programação no final da matéria: 

O evento é gratuito e terá formato híbrido (presencial e online). A 1ª FLITE tem o objetivo de fomentar a literatura e aproximar o público de escritores e artistas locais. A Festa contará com diversas atividades como mesas literárias, apresentações artísticas, lives de escritores, compositores, poetas, veículos de comunicação, associações e entidades que promovem a cultura na cidade, além de programação infantil e oficinas com o objetivo de reunir consumidores de livros e das artes de um modo em geral, como destaca o escritor Sumário Santana. 


“Sobretudo nestes tempos sombrios que estamos vivendo no Brasil, de contestação da democracia e provocações de ódio, precisamos promover mais cultura e mais leitura, além de destacar e valorizar as expressões modernas baianas de múltiplas influências artísticas e não apenas voltadas para a comercialização de livros”. Explicou. 

De acordo com Sumário, o conceito ganhou força no Brasil a partir da FLITE, que é o Festival Literário de Paraty (de 2003), tornando-se mais que uma feira de livros em si apenas, “porque celebra o encontro, as reflexões literárias atuais e articula diversas artes vinculadas com a literatura.” Claro que todo esse movimento de olho no público leitor e na formação de mais leitores e estímulo à literatura, especialmente de autores do extremo sul e da Costa do Descobrimento do Estado. 



A 1ª FLITE A GENTE NUNCA ESQUECE! CONFIRA:

21/07, quinta à noite Abertura Oficial. Música e poesia. 

22/07, sexta a partir das 10h da manhã, Feira de livros, exposição, diálogos com escolas e rodas de bate papo e música. 

23/07, sábado a partir das 10h da manhã, Feira de livros, exposição, atividades infantis, sarau literário, sessão de cinema, lançamentos de livros e bate papo e música. 

24/07, domingo a partir das 10h da manhã, Feira de livros, atividades infantis, recital poético e música. 

* 80 metros quadrados de área aberta protegida; 

* stands de livros e artesanatos; 

* São mais de 50 títulos de obras de autores baianos, a maioria do sul da Bahia. 

* Diversos estilos literários: romances, crônicas, poesia, prosa, HQ’s, ficção, pesquisa, biografias, narrativas históricas, bookTraillers, catálogos. 

* Presença de poetas, escritores, pesquisadores, professores de universidades, estudantes, músicos, representantes de editoras de livros, jornalistas, cineastas, Ongs, institutos federais, coletivos culturais, redes sociais ligadas às artes e a cultural. 

* Presença das Academias de Letras de Teixeira de Freitas e de Porto Seguro. 

* Previsão de público das regiões sul, extremo sul, sudoeste e todas as cidades da Costa do Descobrimento, da Bahia. 


Por Rose Marie Galvão

Imagem da capa: Foto de Victor

https://www.pexels.com/pt-br/foto/livro-aberto-448835/




COMPARTILHE ESTA MATÉRIA, CLICANDO NOS ÍCONES ABAIXO:

Bocão 64

AVISO: Os comentários dos internautas não representam a opinião deste site. Cada internauta é responsável pelo próprio comentário. Seja educado e não ofenda.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال