Veracel completa 31 anos levando celulose da Bahia para o mundo



Com área total de 198 mil hectares, 87,6 mil hectares de plantios de eucalipto, cerca de 100 mil hectares de área de preservação de matas nativas e quase 3.200 colaboradores próprios e terceiros, a companhia é um elemento-chave de desenvolvimento da região em que está localizada


Eunápolis, 15 de julho de 2022 – A Veracel, indústria de celulose localizada na Costa do Descobrimento, completa hoje 31 anos de história no Sul da Bahia. Além de uma trajetória de sucesso, com a produção de mais de 1,1 milhão de toneladas de celulose ao ano, a empresa comemora principalmente o reflexo multiplicador de suas atividades para o desenvolvimento da região Sul da Bahia, dentro de seu objetivo de atuar como um agente de transformação do território.

“Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito. Por isso, colocamos as pessoas e o meio ambiente em destaque nessa nossa celebração”, afirma Caio Zanardo, CEO da companhia. “Nossa trajetória vem sendo construída por pessoas talentosas e comprometidas que se dedicam intensamente. Colocamos o diálogo no centro de nossas relações e queremos contribuir com o nosso território de atuação a partir das nossas práticas sustentáveis, inclusivas e focadas no desenvolvimento”, complementa o executivo.
 

Somente em 2021, a Veracel aprovou o investimento R 95 milhões na construção da nova Rodovia BA-658, feita em parceria com o Governo do Estado e já teve as obras iniciadas em dezembro do mesmo ano. A estrada inclui uma ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no Sul da Bahia. A empresa também investiu R745 milhões em compras e contratações locais e contribuiu com R132 milhões em arrecadação de tributos municipais, estaduais e federais. 

Esse investimento na economia baiana é realizado de maneira estruturada pela Veracel, por meio de seu Programa Suprimentos Sustentável, planejado com base na adoção de políticas que orientam os processos de compras e contratações da empresa. A iniciativa reduz custos e traz ainda mais transparência e confiabilidade aos processos da companhia. Com o programa, no ano passado a Veracel ampliou em 37% a porção de fornecedores locais em relação a 2020. 

O desenvolvimento da empresa e seus investimentos na economia baiana também significam mais empregos e renda no território. A Veracel gera mais de 3 mil empregos diretos e indiretos em sua operação, e a prioridade de contratação é sempre para pessoas locais. Considerando famílias compostas por uma média de quatro pessoas, pelo menos, 12 mil residentes na região dependem da empresa para a alimentação, transporte, educação, lazer e bem-estar. A companhia tem ganhado destaque no ranking anual Great Place to Work (GPTW) como umas das Melhores Empresas para se Trabalhar do estado da Bahia, há três edições consecutivas.


Outra frente de trabalho importante da Veracel são os investimentos em inovações tecnológicas, em diversas áreas da operação. A empresa inaugurou sua sala de confiabilidade industrial, focou em melhorias logísticas e usou as mais recentes novidades tecnológicas para melhorar seus processos e proteger o meio ambiente.

 


A empresa tem investido também na ampliação de suas parcerias com produtores rurais para que cultivem eucalipto em suas propriedades. Essa medida fortalece a competitividade da Veracel e representa uma ótima alternativa para a diversificação da renda e das atividades dos produtores, gerando ainda mais empregos e desenvolvimento para a região.

 

“O mundo está precisando de mais florestas conservadas, de mais produtos de fontes renováveis e de pessoas e empresas que entendam e façam isso acontecer. A Veracel está nesse caminho, e nossas pessoas e parceiros estão conosco nessa missão. Com respeito, responsabilidade e transparência, mantemos a competitividade de nosso negócio e transformamos a realidade da nossa região”, comemora Caio Zanardo.

 


Sustentabilidade como valor inegociável

Além de seu importante papel na produção de celulose e no desenvolvimento de seu território de atuação, no Sul da Bahia, a Veracel tem a sustentabilidade como um valor primordial. Sua atuação de preservação ambiental tem obtido resultados. Estudos científicos recentes comprovaram que as áreas de eucalipto da empresa são utilizadas pelos animais endêmicos da região para se locomover entre os fragmentos de Mata Atlântica existentes na Bahia.

A companhia tem um trabalho permanente de conservação da biodiversidade de sua região, com ações de educação ambiental, combate à caça e a incêndios, incentivo a pesquisas científicas, entre diversas outras frentes. A operação de madeira da Veracel é 100% certificada e seus processos de produção são altamente responsáveis com o uso de recursos naturais. 

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, a companhia é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora. Além disso, a RPPN está entre as 20 áreas do mundo com maior número de animais e de espécies arbóreas. 




Bocão 64

AVISO: Os comentários dos internautas não representam a opinião deste site. Cada internauta é responsável pelo próprio comentário. Seja educado e não ofenda.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال