Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Câmara discute PL que pede inclusão do ‘Arraiá das Famia’ no Calendário de Eventos de Eunápolis



Sucesso de público e repercussão nos festejos locais, o evento denominado “Arraia das Famia”, realizado sempre no mês de junho, no Bairro do Pequi, pode ser incluído no Calendário Oficial do Município de Eunápolis. Projeto Legislativo número 023/2023, de autoria de Jorge Maécio (PP), foi apresentado na Câmara de Vereadores de Eunápolis para ser avaliado e votado pelo plenário.

O PL, caso aprovado, prevê ainda, em seu artigo segundo, que a responsável pela realização do evento será a Associação dos Ambulantes e Eventuais da Costa do Descobrimento e Adjacências – ADESCO, inscrita no CNPJ sob o número 42.686.980/0001-78. Podendo, para isso, a associação celebrar convênios com os Poderes Executivos Municipal, Estadual e Federal, e entidades sociais.


Presidente da Câmara, Jorge Maécio, autor do projeto


MANIFESTAÇÃO CULTURAL

Recentemente, as festas juninas passaram a ser oficialmente reconhecidas como manifestação da cultura nacional. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei nº 14.555, publicada no Diário Oficial da União do dia 26 de abril.

Segundo um relatório da Câmara dos Deputados, utilizado como referência para o projeto de lei, sancionado pelo Executivo, “os festejos juninos estão entre os mais celebrados do país, atrás somente do Carnaval e reforçam traços da cultura popular e regional e movimentam setores como gastronomia, música e turismo”.

Além disso, o governo reconheceu que as festas empregam dezenas de milhares de pessoas, mobilizam meios de hospedagens em todo o Brasil e ajudam a difusão e manutenção da cultura popular, por intermédio da gastronomia, de grupos folclóricos, forró pé de serra, artesanatos diversos, decoração e literatura de cordel.


HISTÓRIA

Trazidas ao Brasil pelos europeus no período colonial, as festas em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João, realizadas no mês de junho, tornaram-se ícones da cultura nordestina e brasileira, integrando produção de comidas típicas, tradições religiosas e danças, em geral embaladas pelo forró.

 

Por Ascom/CME – Com informações do DO/Brasília – Fotos: Milton Guerreiro



Postar um comentário

0 Comentários