Recentes

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Prédio do Poder Legislativo de Eunápolis passa por reforma e modernização


Preocupado em zelar pelo patrimônio público e melhor receber o cidadão que acompanha os trabalhos do Poder Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Maécio (PP), autorizou uma reforma física e conceitual que vai dar uma nova roupagem e acessibilidade ao prédio da Casa de Leis, no Bairro Dinah Borges.

A medida faz parte readequação e recuperação do prédio que é um verdadeiro patrimônio do município, que acolhe as atividades parlamentares institucionais, além de ser utilizado por diversos segmentos da comunidade; devendo ser bem cuidado. A começar por oferecer mais acessibilidade a pessoas com deficiência (PcD’s) está sendo construída uma rampa de acesso, desde o portão principal até a recepção, melhorando a circulação de todos os visitantes.

Como será a nova fachada 

Também no quesito acessibilidade, a área interna está passando por intervenções, como a instalação do piso tátil emborrachado com o objetivo de facilitar o acesso dos deficientes visuais. “Com isso, a Câmara ganha uma nova vida, um novo visual e uma nova política: a política de inclusão”, afirma o presidente Jorge Maécio.

“Nosso objetivo é criar um ambiente mais harmonizado e condizente para receber vereadores, funcionários e o cidadão que ali é atendido diariamente e nos prestigia em dias de sessão plenária”. Completou.


IMPACTO DAS CHUVAS

Não é de agora que as chuvas fortes, desde novembro de 2021, causaram queda de muro de proteção, danos profundos ao prédio e estragos extensos no telhado e nos forros, além de danos às paredes. Fora o desgaste de portas, pinturas, áreas de circulação, banheiros etc, provocadas pelo uso e ação do tempo. Por isso, os serviços abrangem a revisão geral da cobertura, paredes e parte elétrica, a fim de sanar diversas infiltrações, mofos, rachaduras e outros problemas que podem comprometer o imóvel.

Os banheiros serão reformados para corrigir vazamentos, pias quebradas e portas. Todos vão receber portas de alumínio. Para atender ao público PcD’s, os banheiros localizados no hall de entrada serão adaptados, com alargamento de portas, piso tátil, corrimão de proteção e rampas.

Tudo isso atendendo às normas de arquitetura e urbanismo e inclusão a cargo da Construtora OKAY, que assina o projeto global e execução da obra cujo valor global é R$ 738.635,34 mil reais. “O Legislativo é, por excelência, a casa do povo. Por isso, queremos propiciar a inclusão”, observou o presidente.

 


GESTÃO

A obra inclui a readequação dos setores administrativos por meio da instalação de novas divisórias e relocação de ambientes de trabalho, gerando maior otimização do fluxo interno e da intercomunicação entre os servidores. Essas inovações buscam atender ao modelo de gestão da Mesa Diretora, baseado na transparência, responsabilidade e funcionalidade dos serviços ofertados aos vereadores e ao cidadão.

Outro aspecto que está contemplado é a segurança do prédio da Câmara Municipal de Eunápolis. Para isso a estrutura vai receber catracas com identificação biométrica para acesso controlado aos gabinetes dos vereadores, áreas administrativas e ao plenário. Juntem-se a isso as câmeras de monitoramento interno e externo, permitindo mais segurança a todos.

Entre essas melhorias o presidente Jorge Maécio determinou um novo serviço de paisagismo com capina e recuperação dos jardins e monumentos; limpeza geral do prédio; pintura das áreas internas e externas; construção de muros e instalação da nova fachada que vai receber moderno designer institucional. “É nossa obrigação zelar pelo patrimônio público, Além disso, fazia tempo que o prédio não passava por reformas, a pintura, por exemplo, é de 2020”. Explicou o presidente.


REABERTURA

Em razão da reforma, o atendimento ao público será reaberto na próxima segunda-feira, 17 de julho. As sessões legislativas serão retomadas no dia 02 de agosto com a cerimônia de entrega das novas instalações à municipalidade. Vale dizer que as atividades internas não cessaram e a Comissão Especial continua trabalhando na reforma da Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa.

Atual fachada 

Fonte: Ascom/CME-Fotos: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários