Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Roberto Martins lança Os Clavinoteiros de Belmonte em Santo André.


A Editora Mondrongo, a sociedade Vila Criativa e a Biblioteca Comunitária de Santo André realizam neste sábado, dia 30 de março, o evento de lançamento da obra Os Clavinoteiros de Belmonte, a saga dos cangaceiros do cacau, embientada no Sul da Bahia, de autoria do escritor e historicista Roberto R. Martins. O lançamento está previsto para às 18:30h na Vila Criativa, que fica na Avenida Beira Rio, no paradisíaco distrito de Santo André (Santa Cruz Cabrália)

O evento terá uma roda de conversa que marcará a reinauguração da Biblioteca Comunitária e será animado com a apresentação do cantor, compositor e violonista Isaac Moreira.



“OS CLAVINOTEIROS DE BELMONTE – Uma história dos cangaceiros do cacau” evidencia a critica e política do autor, ao traduzir aspectos de um tempo onde os direitos eram propriedade dos coronéis, que reinavam absolutos, definindo as relações sociais da época ao impor e usufruir de regras que avançavam sobre direitos gerais individuais.

Objeto de poder dos coronéis do cacau, que a utilizavam através das ações dos seus jagunços alugados, a clavina ocupa um lugar decisivo na história dos “Clavinoteiros de Belmonte”, assim como o fuzil, a pistola 9mm e o cassetete reinam no cangaço oficial da atualidade.

A clavina era um tipo de espingarda de cano curto, da época, parecida com a escopeta, a qual facilitava o uso pelo atirador, especialmente quando ele estava montado e a galope em seu cavalo.





Postar um comentário

0 Comentários