DIA DO MAÇOM

O DIA DO MAÇOM NO BRASIL É COMEMORADO EM 20 DE AGOSTO  
A equipe do Bocão 64 não poderia deixar passar em branco uma data que é das mais importantes para o calendário nacional, em que se comemora o dia dos Maçons. Claro que entendemos muito pouco ou quase nada sobre o assunto, mas fizemos algumas pesquisas na internet e achamos o texto a seguir, que nos parece ser a forma mais “favorável” de exprimir as nossas congratulações a todos os maçons, pelos seu dia e, ao mesmo tempo, pedirmos desculpa se, de alguma forma, nossa postagem for inconveniente:

Muitos mistérios envolvem os maçons e os rituais maçônicos. Mas, esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta "sociedade secreta" teve para um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.

Origem do Dia dos Maçons

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.
PARABÉNS AOS MAÇONS PELO SEU DIA !

FONTE: CALENDARR BRASIL

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-macom/



Aviso do Bocão 64

Caro internauta: A sua opinião sobre esta matéria é muito importante, mas os comentários que você postar nesta página, são de sua exclusiva responsabilidade e não representam a opinião do site. Rode o mouse para baixo, participe, comente e divirta-se.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.