Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Mulher retira tumor gigante do abdômen

Um hospital de Singapura recebeu uma mulher de 53 anos, com uma enorme barriga e muita dificuldade para respirar. Ela tinha um tumor gigante no abdômen, do tamanho de uma abóbora gigante, com com 65 cm de largura, e peso equivalente ao de uma criança de 10 anos – 27,8 kg. Ela não podia se mover devido à massa ocupar toda a cavidade abdominal e pélvica. De acordo com a Live Science, ela não havia procurado atendimento médico por causa do medo da cirurgia.

O caso foi relatado no site de notícias científicas Live Science e na publicação médica BMJ Case Reports.

Os médicos realizaram uma histerectomia abdominal total, removendo o útero e ovários, elimando assim o tumor benigno que pode aparecer na idade fértil de uma mulher e crescer gradualmente ao longo dos anos, se não tratado. Após a primeira intervenção médica, os médicos realizaram uma cirurgia plástica para a reconstrução da parede abdominal.

Um mioma não se torna maligno, no entanto, pode ser fatal se crescer exponencialmente e deformar órgãos adjacentes, segundo informações da revista médica.

Do ponto de vista médico, um mioma é considerado “gigante” quando pesa 11 kg. No caso da mulher de Singapura, ele apresentava mais que o dobro desse peso.

Na maioria dos casos, miomas não causam sintomas, mas podem ocorrer sangramento excessivo na menstruação, dor na relação sexual, micção frequente e sensação de plenitude na parte inferior do abdome. A mulher afirmou não ter tido sintomas, conforme publicado na BMJ Case Reports. O relatório médico descreve a paciente como “virgem intacta”. Os médicos estimam que o crescimento levou ao menos cinco anos.

O maior mioma registrado na história pesava 63,3 kg e foi retirado após a morte da paciente. Já o maior mioma removido em vida pesava 45,5 kg. Ambos os casos ocorreram no final do século 19, segundo o relatório.

Postar um comentário

0 Comentários