Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Câncer de mama: cuidado com os seguintes sintomas


Precisamos conversar sobre a mais temida das doenças. No ano passado, houve mais de dois milhões de novos casos de câncer de mama em todo o mundo, de acordo com o Fundo Mundial de Pesquisa sobre a doença. Ao mesmo tempo que pode ser diagnosticada em qualquer um, elas precisam de um cuidado especial. De fato, é o tipo mais recorrente de câncer entre mulheres.

Uma das melhores formas de se proteger é fazer auto exames e estar atenta aos sinais. Então, você conhece os sintomas do câncer de mama e como identificá-los? A seguir conheça 20 sinais aos quais se deve ter atenção:

Caroços nas axilas

Quando você realiza um autoexame da mama em casa, deve-se ficar atenta aos nódulos na região da axila. Os caroços embaixo dos braços podem ser um sinal de câncer de mama, de acordo com a Sociedade Canadense do Câncer. Se você nota um nódulo ao realizar o autoexame, vale a pena visitar um profissional de saúde para fazer uma avaliação de rotina.

Mudanças no formato dos seios

Se você procura ficar atenta aos sintomas do câncer, quaisquer mudanças podem ter alguma importância. Isso inclui transformações no formato dos seus seios que aconteçam em um curto espaço de tempo. Ao mesmo tempo que não são sinais que indiquem necessariamente que se desenvolveu um câncer, ainda é válido consultar um médico se você os notar. Pode ser que você seja aconselhada a fazer um exame clínico dos seios ou ainda realizar outra espécie de avaliação.

Mudanças no tamanho dos seios

Claro que o tamanho natural do seu peito pode mudar por diversas razões, como as transformações hormonais e o envelhecimento. Entretanto, se os seus seios subitamente mudam de tamanho em um curto período de tempo, pode ser o caso de ver seu médico, já que há probabilidade de indicar a existência de um câncer.

Mamilos invertidos
Outra região dos seios que deve ser observada com regularidade é os mamilos. Observe as mudanças nos mamilos como parte do seu autoexame. Um mamilo que vira do avesso é conhecido na medicina como um “mamilo invertido” e pode ser um dos primeiros sinais de  câncer de mama. Claro que podem existir outras razões para o problema, melhor conversar com um médico se você tem preocupação.

Outras mudanças nos mamilos
Seus mamilos mudaram de alguma outra forma? Vale a pena notar que quaisquer mudanças na região dos mamilos podem ser os sinais precoces de um câncer de mama, de acordo com a Sociedade Canadense do Câncer. Se você nota qualquer outra diferença, por menor que seja, quando observa seus mamilos no espelho, deve conversar com um médico.

Secreções oriundas dos mamilos
Você nota alguma secreção nos mamilos? Se um líquido sai dos mamilos sem que você aperte o lugar, pode ser um dos primeiros sintomas de câncer de mama. Converse com o médico o mais rápido possível. Você pode precisar de um exame clínico para determinar a causa do que está acontecendo.

Tosse

Claro, tossir é normal quando se tem um resfriado ou uma infecção peitoral, mas se você tosse sem qualquer explicação pode ser um problema. Quando o câncer de mama se espalha, a chamada metástase, geralmente acaba nos pulmões, o que pode resultar em uma tosse constante. Mais uma vez, se você está preocupado com o sintoma deve procurar um médico para ser examinada.

Perda de apetite
Ao mesmo tempo em que a maioria das pessoas tem um apetite flutuante, perder completamente a vontade de comer pode ser preocupante. Como tossir, a perda de apetite está entre os sintomas tardios de metástase do câncer de mama. É claro que podem existir diversas causas para a perda do apetite, mas se você tem preocupações pense em procurar a ajuda de um profissional.

Um caroço duro no seio

O sintoma mais comum de câncer de mama é um nódulo duro no seio. Por este motivo, deve-se regularmente realizar autoexames na região dos seios. Sentir diferenças de textura permitirá determinar se existe um nódulo ali. Se detectar esse sinal, consulte um profissional de saúde.

Dores no peito em geral
Dores no peito em mulheres são comuns e geralmente aparecem como parte do ciclo menstrual, ocorrendo tipicamente cerca de uma semana antes que começa o fluxo. Mas enquanto outras formas de câncer não causam dores no peito, elas podem ser um dos primeiros sinais da doença. Se você sente dores persistentes no peito que não estão relacionadas com a menstruação, deve procurar um médico.

Tecidos nos seios endurecidos ou engrossados
Se você nota que a pele dos seus peitos parece estar mais grossa, deve procurar um médico imediatamente. O engrossamento do tecido dos seios algumas vezes é causado por uma infecção chamada mastite, que pode ser tratada com antibiótico. Entretanto, também pode ser um sinal de câncer de mama inflamatório, uma doença rara e invasiva, na qual os vasos linfáticos dos seios são bloqueados.

Músculos flácidos
Quando você vai para a academia tem a sensação de que seus músculos estão mais fracos que o normal? O enfraquecimento muscular pode indicar má condição de saúde, além da possibilidade de poder ser atribuído a uma causa mais banal, como a falta de sono ou um exercício mais extenuante. Ao mesmo tempo, pode também indicar um problema mais sério, incluindo câncer de mama em estágio avançado. Se você sentir fraqueza muscular sem motivo aparente, é importante consultar um médico.

Dores nos ossos
Como notou a Sociedade Canadense do Câncer, dores ósseas podem ser um sintoma tardio de câncer de mama em estado de metástase. Em um contexto diário, ardências e dores nos ossos podem ser indícios de condições como a artrite, que aparecem com um natural enfraquecimento dos ossos e articulações com o avanço da idade. Seja um pequeno desconforto ou dores severas, é importante falar com um médico. Um profissional terá condições de receitar medicação analgésica, se necessário, e aconselhar sobre o tratamento mais adequado.

Perda de peso
Você começou a perder uns quilos do nada? Transformações naturais no seu tamanho por causa da dieta alimentar ou das atividades físicas não são motivos para preocupação. Entretanto, se acontecer de não existir uma causa óbvia para a sua perda de peso é uma boa ideia procurar o médico. A inesperada mudança de massa corporal pode ter origem no stress, problemas da tireoide e determinadas medicações, mas pode também ser um sinal de algum problema mais sério. A sociedade canadense do câncer lista a perda de peso como um sinal tardio de câncer de mama.

Náusea
Náusea é sintomática de uma gama de doenças, incluindo problemas estomacais, refluxo gastroesofágico e até úlceras. Entretanto, a náusea também pode ser um sinal de alerta para o câncer, de acordo com a Sociedade Canadense do Câncer. Se você experimenta momentos de mal estar, que também podem vir acompanhados por cansaço, deve procurar um profissional de saúde. Ao mesmo tempo em que tais sintomas isolados podem não indicar o câncer, vale a pena procurar o seu médico.

Regiões amareladas na pele

Tenha atenção para mudanças bruscas na coloração da sua pele. Manchas ou regiões amareladas na pele podem ser sinais de icterícia, uma doença causada pelo acúmulo de bilirrubina no nosso corpo. A condição é sintomática de problemas como doenças pancreáticas, a pancreatite e cálculos biliares. Também está entre os sinais tardios que indicam o câncer de mama. Se você nota que sua pele adquiriu um matiz amarelado com certeza deve procurar um médico.

Olhos amarelados
Da mesma forma, o amarelamento da região do branco do olho pode ser um indicativo de icterícia. Como mencionado previamente, é uma condição associada a uma boa quantidade de doenças, mas também pode ser um sinal tardio de câncer de mama. Converse com seu médico se você tem preocupações para que se possa determinar a origem do problema. 

Fôlego diminuído
O fôlego reduzido é mais comum quando está associado com problemas cardíacos e pulmonares, como a baixa pressão sanguínea, a asma e as arritmias. Como os pulmões são órgãos em que é comum a metástase, perda do fôlego pode também ser um sinal de câncer de mama avançado. Mais uma vez, procure um médico o mais rápido possível se houver tal preocupação.

Dor de cabeça
Você sofre com dores de cabeça regulares? A maioria delas não possui nenhuma causa conhecida e não é indicação de um caso sério de saúde. Mas quando ela possui características incomuns, como uma intensidade particularmente dolorosa, se deve considerar uma investigação com o médico. Em circunstâncias raras, as dores de cabeça podem ser causadas por um tumor ou por coágulos sanguíneos. As dores de cabeça também podem ser um sinal tardio de câncer de mama se a doença se espalhou para o cérebro. Neste caso, podem acompanhar outros sintomas, como a confusão e a perda de memória.

Visão dobrada
Se você começar a sentir que a vista está dobrada, deve consultar um oftalmologista assim que possível, já que pode ser um sinal de que há um problema de vista que passou despercebido. Surpreendentemente, a visão duplicada também pode ocorrer nos estágios mais avançados do câncer de mama, nos raros casos em que a doença apresenta metástase para o olho.
FONTE: MSN.COM/SAÚDE

PUBLICIDADE:


Postar um comentário

0 Comentários