Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

OMS decreta emergência de saúde pública internacional por coronavírus


Medida é acionada 30 dias após primeira detecção do novo vírus, registrada no dia 31 de dezembro na cidade de Wuhan, na China
GENEBRA — A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou nesta quinta-feira emergência de saúde pública de interesse internacional por conta do surto do coronavírus que já deixou 213 mortos na China e 9.720 infectados, dados atualizados nesta sexta-feira, 31/01/2020. É a sexta vez que a entidade aciona o dispositivo desde a criação do mecanismo, em 2005.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a mudança de posicionamento do órgão se deu pelo crescimento de casos de coronavírus fora da China. O vírus já infectou 98 pessoas em 18 países. Alemanha, EUA, Japão e Vietnã registraram transmissões de pessoas para pessoas, ou seja, alguém que viajou para a China e importou o vírus o transmitiu para outra pessoa de seu convívio. 
Tedros elogiou os esforços da China para tentar conter a propagação do vírus.

Há uma semana, pesquisadores haviam decidido que "não era hora" de declarar o coronavírus como emergência global. Na ocasião, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, admitiu que houve uma divisão no painel de 16 especialistas independentes formado para analisar o avanço do coronavírus.

O encontro chegou a ser prolongado por falta de consenso. Dessa vez, a OMS entendeu que a conjuntura da disseminação do coronavírus dentro e fora na China justifica a nova medida.

Ghebreyesus enfatizou que a declaração não é um sinal de desconfiança em relação à capacidade da China de conter a crise, mas uma reação à disseminação do coronavírus em outros países.

Ele aproveitou a coletiva de imprensa para agradecer aos esforços dos profissionais das redes de saúde da China, que têm trabalhado "24 horas por dia e sete dias por semana". O diretor-geral da OMS fez, ainda, um apelo para que as fake news sobre a crise sejam combatidas para evitar a desinformação. (Fonte: OGlobo/Globo).

Especialistas acreditam que é “absolutamente possível” que o coronavírus seja transmitido pelos olhos. O contágio ocorreria quando o paciente encosta as mãos infectadas junto ao globo ocular.
Especialistas em contágio da infecção ouvidos pelo tablóide ainda ressaltam que o vírus pode se propagar por meio de tosses e espirros. Desse modo, o vírus percorreria o corpo até chegar aos olhos. Máscaras que protegem a boca e o nariz não seriam suficientes, por deixarem os olhos descobertos. (Fonte: Veja Abril)

Passageiros da Air China, vindo de Beijing,  aerporto Internacional de Guarulhos, usando mascara de proteção devido ao vírus Coronavírus, nesta quinta feira 30-01-2020 - Foto: Fepesil / Estadão Conteúdo



Postar um comentário

0 Comentários