Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Eunápolis – Por que a prefeitura ainda não comprou kits de teste rápido para o Coronavírus?

Várias cidades do país já adquiriram os kits de detecção rápida. Com resultados na mão, o controle da proliferação é mais preciso
Imagina uma situação: Alguém que está suspeito de ter contraído o Coronavírus vai ao Hospital Regional de Eunápolis, onde é atendido pelo médico, faz coleta do material e é mandado para casa, enquanto aquele material é enviado para Salvador para ser analisado e isso demanda tempo, ou seja, quando o resultado chegar à nossa cidade, se aquele paciente estiver contaminado, terá repassado o vírus para toda a família e provavelmente para os vizinhos. Em tempos de pandemia, o diagnóstico rápido é uma das formas mais eficazes de prevenção.


Segundo as informações que temos, no caso dos hospitais estaduais e municipais baianos, o exame é realizado de forma gratuita e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), mas não precisa sem assim, não tem que ser assim. Tudo depende de boa vontade. Os teste podem ser realizados aqui, se a prefeitura adquirir os kits e treinar o pessoal da saúde, a menos que isso seja ilegal... é? 

A redação do Bocão 64 tentou contato com o Hospital Regional de Eunápolis, mas ninguém atendeu.

Algumas cidades brasileiras compraram kits de testes rápidos, como por exemplo Jundiaí em São Paulo e  Balneário Camboriu, em Santa Catarina.

1 - Balneário Camboriú compra testes para toda a população
Município tem 142 mil habitantes e comprou 150 mil kits de testes para a Covid-19. Eles devem chegar em dez dias

Com 142 mil habitantes, cerca de 30% deles idosos, a cidade litorânea de Balneário Camboriú (SC) adquiriu 150 mil testes para detectar o novo coronavírus. O número cobre 100% da população. Segundo o prefeito do município, Fabrício Oliveira (PSB), os testes devem ser entregues em até dez dias.

A medida é semelhante com a adotada por Florianópolis e três cidades do entorno, que testarão todos casos suspeitos para isolar todos pacientes com resultado positivo para a doença. Veja a matéria completa clicando AQUI.

2 - Jundiaí adquire 10 mil kits de teste rápido para COVID-19
Para acelerar a identificação dos casos e promover a maior rastreabilidade do Novo Coronavírus na cidade, a Prefeitura de Jundiaí compra 10 mil kits de testes rápidos para a identificação da infecção COVID-19, causada pelo patógeno. Os testes serão usados para identificação rápida da doença em pacientes que dão entrada no Hospital São Vicente de Paulo (HSV) com suspeita da doença, bem como para a verificação dos profissionais de saúde e das forças de segurança, com objetivo da manutenção da força de atendimento.

A aquisição dos kits faz parte de mais uma medida adotada por orientação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), juntamente com as determinações de restrição de fluxo da população com a suspensão das aulas e do comércio e prestadores de serviço não essenciais. “Identificar rapidamente os casos e poder rastrear a origem é uma das medidas bem sucedidas entre os demais países que já enfrentaram ou ainda enfrentam o novo Coronavírus. Temos adotado todas as melhores medidas identificadas no combate à doença para aplicar em Jundiaí e reduzir o impacto da pandemia”, enfatiza o prefeito Luiz Fernando Machado. Veja a matéria completa clicando AQUI.

Resumo
Se houver um pico de contaminação em nossa cidade, o Hospital Regional terá real competência para atender os pacientes. Em casos de doenças normais o hospital já passa por problemas, com inúmeras reclamações, imagina então num caso de pico do coronavírus. Há leitos suficientes? A prefeitura já comprou respiradores?

Senhor prefeito, senhores da saúde, movam-se. A prefeitura tem umas das mais altas receitas da Bahia. Não se brinca com saúde e muito menos com as pessoas e o povo espera muito dos seus gestores.

O Bocão 64 não faz política nem politicagem. Nosso intuito é informar. Não temos a intenção de causar pânico nem desrespeitar autoridades, apenas questionamos democraticamente, quando necessário. 




Postar um comentário

0 Comentários