Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Veracel investe cerca de R$20 milhões em transformação digital


Indústria de celulose localizada no Sul da Bahia implementou quase 100 projetos de tecnologia em 2022 e estima que o retorno do investimento será até três vezes maior em ganhos de produtividade, eficiência da operação e confiabilidade das informações.

Eunápolis, 6 de dezembro de 2022 – Um dos grandes projetos idealizados pela Veracel nos últimos anos virou realidade em 2022: a empresa de celulose se tornou ainda mais digital, com projetos tecnológicos que incluem desde o aperfeiçoamento até a criação de sistemas e ferramentas inovadoras, desenvolvidas de acordo com as necessidades da companhia. Com um investimento de cerca de R20 milhões, a companhia projeta ganhos em estabilidade de produção da celulose, aumento de eficiência, redução de custos e maior confiabilidade nos dados gerados.


Para esse processo, a Veracel ampliou a conectividade de sua planta industrial e, com soluções modernas e seguras, investiu em sistemas e hardwares que aliam tanto inteligência artificial (IA), quanto soluções de ponta para coleta de dados, como IoT (internet das coisas), e mobilidade, para melhorar sua cadeia de produção na fábrica nas operações florestais e atividades administrativas. 

“O mundo está se transformando cada vez mais rápido, e as empresas precisam acompanhar tendências para se manter relevantes e competitivas. A transformação digital não é mais uma escolha. É uma decisão estratégica para o crescimento do negócio”, destaca Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel.

Um importante exemplo desse processo de transformação digital da empresa foi a instalação de sensores que medem a vibração e a temperatura nos equipamentos de alta criticidade da fábrica. Esses sensores contribuem com as informações coletadas pelo software de IA e permitem que a operação da planta seja resguardada de possíveis paradas por necessidade de manutenções.

A empresa também evoluiu na inspeção sensitiva de seus equipamentos com mobilidade acompanhada de câmeras térmicas para coletar as informações em campo sobre possíveis anomalias, além da validação dos equipamentos via QRCode. Com isso, o colaborador faz seu turno de inspeção de forma digital, e os dados coletados dos mais de 5.000 equipamentos da planta se unem às informações dos softwares e sensores para um mapeamento completo dos ativos da fábrica.

As informações são enviadas para a sala de confiabilidade da empresa, uma central de monitoramento que integra todas as informações operacionais da companhia e entrega dados estratégicos de produção e indicativos de melhorias operacionais em tempo real aos gestores e funcionários. 


Com esse e outros projetos tecnológicos e estratégicos sendo implementados, a fábrica da Veracel já comemora sete meses seguidos com resultados de produção positivo. A empresa produz 1,1 toneladas de celulose ao ano. 

Além da área industrial, a transformação digital da Veracel também tem sido executada em operações florestais e nas áreas de plantio de eucalipto. Um dos projetos mais recentes foi a instalação de computadores de bordo em todos os equipamentos da área de silvicultura e colheita da empresa.

Com esses sistemas, é possível a captação de informações de performance dos equipamentos mesmo quando estão offline, e a companhia conseguiu ganhos importantes de confiabilidade e eficiência operacional.

As implementações tecnológicas também foram inseridas nas áreas administrativas. Um exemplo foi a implementação de sistemas que utilizam robôs para a automatização de processos administrativos que, por meio de algoritmos, substituem a rotina do ser humano, deixando as equipes livres para a execução de tarefas mais estratégicas. 

A Veracel também aplicou a transformação digital nos processos de gestão social da empresa e, por meio de um novo sistema, garante maior rastreabilidade, segurança e visibilidade das informações e pleitos da comunidade, beneficiando, assim, seu relacionamento   com seus parceiros na região.

“Fazer transformação digital em empresas de celulose é um grande desafio porque já fazemos parte de um setor muito atualizado tecnologicamente, e as novidades estão sempre se renovando. Para acompanhar essas tendencias nossa área de TI também vem sendo estruturada e cada vez se tornando mais estratégica para esse processo de evolução”, destaca Rômulo Roberto Andronhuc, Gerente de Tecnologia da Informação da empresa.

A empresa seguirá em sua jornada de transformação digital em 2023. A Veracel conta com um mapeamento de cinco anos, estruturado para que possa seguir com os projetos de tecnologia, dentro de sua estratégia de investimentos.  



Postar um comentário

0 Comentários