Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Hipertensão arterial: doença que precisa de cuidados e disciplina


As pessoas precisam buscar informações e entender sobre a importância de manter hábitos saudáveis, com uma boa alimentação e a realização de atividades físicas diárias como forma de prevenção e redução dos fatores de risco da hipertensão arterial.

A hipertensão arterial é uma doença que consiste na condição em que a força do sangue contra as paredes das artérias produz uma pressão maior que a pressão fisiológica no sistema circulatório, ou seja, maior que a pressão normal nas artérias, sendo definida como hipertensão, a  pressão arterial acima de 140/90 mmHg e considerada grave quando esta pressão está acima de 180/120 mmHg, CONFIRA AQUI.

Segundo o médico cardiologista e referência técnica da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), da Secretaria da Saúde, Aldo Lugão de Carvalho, na maioria das vezes, a pressão arterial não tem sintomas. Entretanto, quando está muito elevada, pode ocasionar vários sintomas.

“As pessoas podem sentir diversos tipos de sintomas como, dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Porém, em algumas pessoas, pode ser totalmente silenciosa e, se não for tratada, ao longo do tempo pode causar sérios problemas cardíacos, como infarto, insuficiência cardíaca, arritmias, Acidente Vascular Cerebral (AVC), hemorragias oculares e levar a pessoa a evoluir com Doenças Renal Crônica Grau 5, podendo ocasionar a necessidade de diálise", disse Aldo.

Crianças e adolescentes também podem ter hipertensão arterial e, assim como nos adultos, podem ter causas primária ou secundária. Essa última é a mais comum, que é aquela que ocorre acima dos 6 anos de idade, em crianças com sobrepeso, obesidade ou história familiar de hipertensão.

É importante saber que o estilo de vida da pessoa pode interferir no avanço da doença. Isso porque a maior parte da população não tem uma alimentação saudável, não é adepta à prática de atividades físicas e vivenciam alto grau de estresse diário. Além dos fatores sociais que podem induzir ao agravamento da hipertensão arterial, que são tabagismo, níveis de estresse elevado, dieta com excesso de sal, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso de drogas psicoestimulantes, obesidade, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

A hipertensão arterial é um fator de risco que pode contribuir para complicações de outros quadros clínicos, principalmente em pacientes com mau controle pressórico, podendo levar ao aumento da mortalidade, como recentemente vistos na pandemia da Covid-19 e na epidemia de dengue.


Foto: Pexels


Prevenção e tratamento

Ao adotar uma dieta saudável com menor quantidade de sal, pacientes hipertensos devem consumir cerca 2 gramas de sal por dia, além de evitar alimentos processados e ultraprocessados, e praticar exercícios físicos regularmente. A recomendação é de 150 minutos de atividade física semanal. Também é importante gerenciar o estresse, abandonar o tabagismo e tomar medicamentos corretamente. Essas medidas são essenciais para baixar e controlar a pressão arterial.

🔺🟢🔺

Clique, siga nosso canal WhatsApp e receba as notícias do  Bocão 64



Acompanhamento médico é indispensável, com consultas regulares. O médico vai indicar o medicamento certo.

Alimentação saudável, frutas, verduras, sucos naturais, evitar refrigerantes, também é uma boa dica para a saúde em geral, conforme abaixo.


Foto: Pexels


Dicas de alimentação

- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;

- Coma diariamente, pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;

- Coma feijão com arroz todos os dias, ou, pelo menos, cinco vezes por semana que é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;

- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis;

- Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;

- Evite alimentos processados e ultraprocessados, tais como macarrão instantâneo, refrigerantes, embutidos (salame, presunto, mortadela etc), bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

- Evite temperos industrializados e dê preferência aos temperos naturais;

- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa, restringindo a 2 gramas de sal por dia;

- Beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

Informações:

SESA – Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo

Postar um comentário

0 Comentários