Eunápolis: Câmara aprova criação da Galeria de Vereadoras e valoriza história da participação feminina

Da esquerda para a direita: Vereadora Carmem Lúcia, Ver. Pedro Queiróz, Presidente da Câmara Valdiran Marques e Vereadora Arilma Rodrigues


A Câmara de Vereadores de Eunápolis aprovou, por unanimidade, o Projeto de Resolução 01/2025, de autoria de Valdiran Marques (PSD), destinado a criar e denominar a Galeria 08 de Março, destinada a homenagear todas as mulheres que já exerceram ou que exercem o cargo de Vereadora no Município.

O projeto, de votação única, foi aprovado na sessão de número 1259 da Casa de Leis, realizada na manhã desta quinta-feira (25). A iniciativa, segundo o autor, “tem como objetivo valorizar e preservar a história da presença feminina no Legislativo Municipal”.

“A Galeria pretende registrar o nome e a trajetória de todas as vereadoras que passaram por esta Casa de Leis. Hoje contamos apenas com duas vereadoras em exercício. É importante prestigiar e honrar aquelas que contribuíram para o desenvolvimento de Eunápolis e ajudaram a construir a cidade pujante que temos hoje”, destacou o presidente, Valdiran Marques.

A vereadora Arilma Rodrigues, vice-presidente da Mesa diretora, em entrevista ressaltou a importância do reconhecimento histórico. “É fundamental valorizar essa trajetória, até mesmo para incentivar outras mulheres a se engajarem na política.” destacou Arilma que está em um segundo mandato consecutivo.

Vereadora Carmem Lúcia

A vereadora Carmem Lúcia Maciel (UB), no terceiro mandato, reforçou a relevância do projeto como uma forma de reconhecer e valorizar o papel feminino na política. “A mulher, ela é mãe, ela muitas vezes trabalha, ela se desdobra e tem muita dificuldade de estar no ambiente político, e nós queremos fazer eco, incentivá-las que cada vez mais as mulheres participem da política”, destacou.

Os vereadores também aprovaram o projeto de lei 36/2025, da autoria de Carmem Lúcia, que reconhece de Utilidade Pública da Associação dos Moradores do Bairro Vivendas Costa Azul (AMOVI).

Na sequência, os vereadores derrubaram, por maioria, três vetos do Poder Executivo aos programas que cuidam do Tratamento dos Pés Diabéticos; da Atenção Integrada às Pessoas em Situação de Rua, e finalmente, derrubaram o veto ao projeto que trata da prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.

Fonte da Informação: Ascom/CME – Imagens: Milton Guerreiro

Bocão 64

AVISO: Os comentários dos internautas não representam a opinião deste site. Cada internauta é responsável pelo próprio comentário. Seja educado e não ofenda.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Canal Whatsapp

نموذج الاتصال