Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Fazendeiros “peitam” MST e evitam desembarque de sem terras em fazenda no interior da Bahia



Atualmente, fazendeiros da Bahia estão se unido para “peitar” integrantes do MST, evitando a ocupação de fazendas e garantir o direito de propriedade. A maioria das fazendas são heranças de famílias, cujos membros, no passado, lutaram muito para “fazer” as fazendas, com muito trabalho e investimentos.

Há alguns dias atrás um grupo de sem terras, alegando que a Fazenda Limoeiro, situada no distrito de Itaitu, município de Jacobina, no norte da Bahia, estaria abandonada, simplesmente resolveram invadi-la. A ocupação começou na segunda-feira, 27/02/2023, com a justificativa de que os 1.700 hectares da propriedade estariam improdutivos.

VEJA TAMBÉM: Após confronto com proprietários rurais, integrantes do MST desocupam fazenda em Jacobina, Bahia

Fazendeiros da região se uniram, se prepararam e partiram para o confronto com os invasores que acabaram deixando a área na sexta-feira, 03/03/2023.


Outros grupos do MST também invadiram áreas do Grupo Suzano, na região de Teixeira de Freitas, Caravelas, Mucuri, no extremo sul baiano, mas também foram obrigados pela Justiça a desocupar as áreas.

No domingo, 05/03/2023, outros membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), também criaram a ilusão de que uma determinada fazenda no município de Santa Luzia, no sul da Bahia, seria improdutiva e que deveriam invadi-la, entretanto não contavam com a união de vários produtores rurais que literalmente bloquearam a ação deles, impedindo-os de ao menos descerem de um ônibus fretado para leva-los àquela fazenda.


Um vídeo circula nas redes sociais mostrando uma fila imensa de veículos de fazendeiros escoltando o ônibus alugado pelos “sem terras”.

O fortalecimento dos fazendeiros se dá pela união. Essa união resultará sempre em ações com essa, que defende o direito de propriedade, direito esse que deveria ser garantido por lei.

Durante o governo Bolsonaro, as ações do MST caíram praticamente a zero. Foram distribuídos milhares de títulos de propriedades e a paz reinou por quatro anos. Com a volta de lula ao poder, o retorno às invasões, muitas vezes com atos de violência e destruição, já é previsto.

Postar um comentário

0 Comentários