Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

CÂNCER: OUTUBRO ROSA MOVIMENTA EUNÁPOLIS

UM MÊS INTEIRO ROSA,

PARA SUA SAÚDE NÃO PASSAR EM BRANCO







Movimento de apoio às mulheres faz passeata pelo centro de Eunápolis, alertando a população, principalmente às mulheres sobre o câncer de mama e de útero, que, ao longo dos anos tem feito vítimas fatais em várias partes do mundo.

O câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal de células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início. A doença não escolhe idade e pode acontecer com qualquer um que não se cuide, observando que a doença atinge também o homem, com menor intensidade, é claro.

É necessário que as mulheres se informem nos postos de saúde e aprendam a fazer o teste de toque, ou seja, com os próprios dedos, apalpando as mamas, pode-se descobrir nódulos ou simplesmente caroços se formando. O toque pode ser ou não seguido de dor. Conhecendo o seu próprio corpo, a mulher pode notar tudo que for anormal. Se notar alguma alteração, deve procurar imediatamente um médico.

Mulheres acima de 40 anos devem fazer exames periodicamente com médicos especializados. A prevenção é a principal receita para uma saúde perfeita.

O exame de mamografia é uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.

Neste mês de outubro a prefeitura os postos de saúde estão disponibilizados com pessoal treinado para uma atenção maior à todas as mulheres.

Este ano Eunápolis teve 9 casos de morte por câncer de mama e de útero. Previna-se, procure uma unidade de saúde e faça um diagnóstico precoce.















Postar um comentário

0 Comentários