Aleatórias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

GRUPO QUER IMPEDIR MEDIÇÃO DA VERACEL

GRUPOS SEM TERRA DISPUTAM A POSSE DE FAZENDA

Depois de uma exaustiva luta legal contra Veracel que agora está disposta a ceder em benefício dos trabalhadores, uma disputa entre grupos rivais gera polêmica e intranquilidade com bate-bocas e ameaças.  




Um fato inusitado aconteceu hoje, (10/02). Fui avisado sobre uma reunião da FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura, lá pelas bandas do Ponto Maneca, depois da Colônia. Chegando lá, me identifiquei como editor do site Bocão 64 e ao pedir informações sobre a ocorrência, percebi uma certa intolerância das pessoas ali presentes, repudiando minha presença. Fui “convidado” a me retirar do local. 


Em seguida fui convidado a fazer uma entrevista com um dos líderes do MLT – Movimento de Luta pela Terra, que me fizeram tomar conhecimento do caso, uma estranha briga entre dois grupos distintos que disputam a legalidade e a posse de uma enorme faixa de terra.

A matéria que posto aqui não representa as minhas opiniões e são baseadas nos depoimentos do Sr. Juenildo Oliveira Farias, conhecido como Suza, que de posse de vários documentos, me passou as seguintes informações:

O MLT – Movimento de Luta pela Terra começou por volta de 1994, lutando pela reforma agrária em nossa região.

Por volta do ano 2.000, depois de muita luta, perceberam que deveriam mudar de tática, uma vez que as terras em questão eram todas produtivas e consequentemente ocupadas. 

Começou então uma busca por terras devolutas do Estado. Foram feitas algumas manifestações e as terras começaram a serem identificadas, chegando até a descoberta de uma área específica conhecida como Fazenda São Caetano, com 1940 hectares, dos quais 1.333 hectares comprovadamente são terras devolutas.

Com muita determinação, o M.L.T. conseguiu fazer uma discriminatória em 2009, depois de terem ocupados a área e sofrido alguns despejos.

Em 2010, depois de muitos artifícios, o MLT tomou posse definitiva da área sob a força de uma liminar, assinada pelo Juiz Dr. Otaviano A. Sobrinho e desde então vem adquirindo bens, máquinas e equipamentos para o benefício do grupo, como por exemplo um trator, um cultivador novo, um motor estacionário e uma grade aradora, tudo com recursos próprios, o que demonstra o esforço e empenho do grupo em crescer e criar raízes na área.

Conforme disse o Sr. Suza, nesse mesmo tempo surge a FETAG, (Federaçãodos trabalhadores na agricultura), um grupo de pessoas estranhas ao M.L.T., com ideias e ideais diferentes, alegando que as terras já estariam disponíveis e distribuindo-as de forma indiscriminada, criando uma situação de transtorno para o M.L.T., inclusive com supostas ameaças.

Até aí, o M.L.T. sabia apenas de três propriedades, sendo que apenas uma era de terras do Estado, mas não tinham a certeza da localidade. 

Depois de muita pressão, o M.L.T. conseguiu um mapa e localização da propriedade. Na última sexta-feira (7-02-2014) foi feito um acordo com a empresa Veracel que está disposta a tornar viável a luta dos manifestantes anunciando que vai medir a área em questão para entregar ao INCRA que fará o processo de reforma agrária distribuindo a quem de direito. Segundo o Sr. Suza, as famílias do MLT tem toda a “legalidade jurídica” para serem os beneficiários da área, uma vez que são os pioneiros, que identificaram as terras, que pressionaram o Estado para fazer a discriminatória e que também pressionaram o judiciário para garantir a posse das terras.

O pessoal do M.L.T. afirma o interesse no acordo com a Veracel, para a medição das terras e posteriormente a distribuição entre suas famílias, mas, segundo informações do Sr. Suza, a FETAG não aceita o acordo e a luta do M.L.T., resultando numa longa quebra de braço que parece não ter fim, criando transtornos diversos, culminando com a reunião de hoje, à beira da estrada, onde discutiram um provável boicote à medição das terras, pela Veracel, anunciada para amanhã, (11-02).

Quem tem razão? Não sou técnico em leis, portanto só a lei pode se manifestar. 

Por enquanto só resta dar tempo ao tempo para ver se as ameaças da FETAG se concretizarão no que diz respeito ao boicote da medição das terras pela empresa SATÉLITE.

Desde já, disponibilizamos o espaço para a manifestação do FETAG, caso queiram se explicar sobre o ocorrido e depois daremos mais notícias.

Postar um comentário

0 Comentários